Por:

Prefeitura marca presença na Bienal do Livro 2025

Bienal acontece no Riocentro nos dois próximos fins de semana | Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

A Prefeitura do Rio estará presente em todos os dias da Bienal Internacional do Livro, com estandes, palestras e uma extensa programação cultural e gratuita. A realização da Bienal reforça a vocação literária da cidade que recebeu este ano o título inédito de Capital Mundial do Livro. Além da participação institucional na Bienal, a Prefeitura orienta que os visitantes utilizem o transporte público para chegar ao evento no Riocentro, que será realizado entre 13 e 22 de junho.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) terá um estande de 150 m² e uma programação planejada para receber cerca de 30 mil alunos e 56 mil profissionais da rede municipal, além do público visitante. O estande tem como foco a valorização da leitura, a integração da tecnologia com a educação e o debate de temas como equidade de gênero, antirracismo, inovação pedagógica e a conexão da escola com o território. Um dos destaques será mostrar que é possível integrar tecnologia ao universo da leitura, com a exposição de projetos desenvolvidos por alunos no espaço maker dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).

A Secretaria Municipal de Cultura levará à Bienal 2025 a marca Rio Capital Mundial do Livro, concedida pela Unesco. Haverá um stand dedicado ao título que contará com painéis e ações exclusivas durante todo o evento. Entre elas destaca-se a exibição do projeto Rio Memórias; parangolés literários; exposição de livros ganhadores do Jabuti com os seus respectivos prêmios e a distribuição de cartões postais literários.

Transporte público

A Mobi-Rio montou uma operação especial para levar o público de BRT até a Bienal do Livro 2025. Nos fins de semana do evento (14 e 15 e 21 e 22) e no feriado de 19 de junho, quando é esperado um público maior, o BRT terá um serviço especial partindo do Terminal Jardim Oceânico até as estações Riocentro e Olof Palme, com paradas apenas no Terminal Alvorada e na estação Rio 2, em ambos sentidos. O serviço, com tarifa normal (R$ 4,70), vai funcionar entre 9h e 23h.

Também nos fins de semana da Bienal e no feriado de 19 de junho partirá o serviço especial Terminal Paulo da Portela x Terminal Recreio, das 9h às 23h. A linha fará parada nas estações Campinho, Praça Seca, Tanque, Taquara, Santa Efigênia, Curicica, Asa Branca, Morro do Outeiro, Riocentro, Olof Palme e Terminal Recreio.

Além disso, nos dias úteis, as linhas 51 (Recreio x Deodoro - Parador) e 41 (Madureira x Recreio - Expresso) serão reforçadas. Excepcionalmente no período da Bienal, o serviço 41, que só opera nos dias úteis, fará paradas nas estações Olof Palme e Riocentro.

Trânsito

A CET-Rio implantará uma operação especial para minimizar eventuais impactos no tráfego da região. O efetivo contará com 50 pessoas por dia para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas. Para viabilizar a realização do evento, a Rua Pedro Calmon poderá ser interditada em caso de contingência entre a Avenida Salvador Allende e a Rua Abrahão Jabour.

Nos horários do evento é recomendado que os motoristas da região utilizem a rota Avenida das Américas/Avenida Ayrton Senna para a ligação até a Linha Amarela em função da possível sobrecarga na circulação de veículos na Avenida Salvador Allende e na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.