O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, recebeu o secretário de Polícia Militar do Estado, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, nesta terça-feira (10), em reunião com a participação da Corregedoria da corporação, e demais integrantes das duas instituições. O secretário da PM entregou ao MPRJ os dados e relatório referentes à operação policial que resultou na morte de Herus Guimarães Mendes e deixou outros cinco feridos, na madrugada de sábado (07), na comunidade Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio.
As informações serão analisadas no âmbito do Procedimento Investigatório Criminal instaurado para apurar os fatos relacionados à ação.
Ainda nas primeiras horas de sábado, o procurador-geral determinou a mobilização imediata das estruturas do Ministério Público. Um perito e três técnicos periciais foram ao Instituto Médico Legal para realizar uma perícia independente no corpo da vítima, com uso de scanner de alta definição e tecnologia digital avançada.
Pelo MPRJ, estiveram presentes o chefe de gabinete, Guilherme Mattos de Schueler; a assessora da chefia de gabinete, Carina Rodrigues de Senna; o consultor especial, Carlos Roberto de Castro Jatahy; o coordenador da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, Reinaldo Moreno Lomba; o coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública e subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado, Fabio Corrêa de Matos Souza; e o promotor de Justiça Alexandre Murilo Graça, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro.
Pela Polícia Militar, também participaram o subsecretário-geral da PM, coronel Luciano Carvalho de Souza; o subsecretário de Gestão Operacional, coronel Ranulfo Souza Brandão Filho; o corregedor-geral da corporação, coronel Angelo da Costa Pereira; o responsável pela Primeira Delegacia de Polícia Judiciária Militar, tenente-coronel Alex Sandro da Silva; e a porta-voz, tenente-coronel Claudia Moraes.