O prefeito Eduardo Paes participou nesta segunda-feira (9) da apresentação do novo plano de ampliação da malha metroviária, realizada na sede da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, em Copacabana. O governo estadual detalhou a proposta de ligação entre Estácio e Praça XV, a construção da Linha 3 — que conectará a Praça XV a Guaxindiba, em São Gonçalo, passando por Niterói —, além da extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes.
Com investimento estimado em R$ 28,8 bilhões, a iniciativa que prevê 31 novas estações e mais 44 quilômetros de trilhos configura-se como um marco estratégico para o desenvolvimento urbano e a mobilidade da região. A expectativa é que os primeiros trechos entrem em operação em 2031, com a conclusão total do projeto prevista até o fim de 2032.
"O compromisso firmado hoje representa um passo concreto para ampliar os benefícios à cidade do Rio e à região metropolitana, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida da nossa população. É possível ter ousadia, pensar grande e realizar. Quando investimos em infraestrutura, transformamos a cidade, movimentamos a economia e melhoramos a vida das pessoas", declarou Eduardo Paes, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
A Prefeitura do Rio se colocou à disposição para contribuir com o avanço do projeto, principalmente por meio da utilização de instrumentos urbanísticos que já foram bem-sucedidos em outras iniciativas da cidade.
"Dado o impacto desse projeto para a região metropolitana e, especialmente, para a cidade do Rio, estamos prontos para colaborar. Vamos disponibilizar o potencial construtivo da cidade como instrumento de financiamento, assim como fizemos no Porto Maravilha, no Parque Olímpico e em outros projetos importantes. Trata-se de uma forma eficiente de atrair investimentos sem depender diretamente de recursos públicos, viabilizando intervenções que melhoram a mobilidade e impulsionam o desenvolvimento urbano", afirmou Paes.