O prefeito Eduardo Paes apresentou, na sexta-feira (6), a Divisão de Elite da Guarda Municipal - Força Municipal. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ampliou a competência dos municípios na segurança pública, a Prefeitura do Rio assumiu um novo papel. A Divisão de Elite da Guarda Municipal - Força Municipal será formada por agentes treinados, armados e com atuação preventiva e ostensiva nas ruas da cidade, focada no enfrentamento de roubos e furtos em espaços públicos. As ações serão integradas a outros órgãos de segurança.
Em entrevista coletiva no Centro de Operações e Resiliência (COR), Paes anunciou que o atual secretário de Ordem Pública (Seop), Brenno Carnevale, comandará a Divisão de Elite da Guarda Municipal - Força Municipal, enquanto o chefe executivo do COR, Marcus Belchior, será o novo titular da Seop.
"A Divisão de Elite da Guarda Municipal - Força Municipal nasce com um conceito muito claro: presença nas ruas com foco, inteligência territorial e prevenção. Esses agentes serão bem selecionados, bem treinados, bem equipados e bem remunerados. Queremos uma atuação com disciplina e respeito ao cidadão. Nosso objetivo é promover ordem, prevenir delitos e oferecer uma sensação real de segurança à população, sem substituir, mas colaborando com as forças policiais estaduais", declarou o prefeito.
Os agentes serão dedicados exclusivamente à função e terão uma atuação adaptada às características de cada região. Será uma força treinada e com equipamentos modernos: cada um deles trabalhará com câmeras corporais e rádios, que não podem ser desligados, e serão monitorados com receptor GPS. Será um modelo com controle, transparência, diálogo permanente com o Ministério Público e com a sociedade, e mecanismos de fiscalização independentes, como corregedoria e ouvidoria.