Por:

Rio faz convênio para Centro de Inteligência Artificial

Espaço ficará no Porto Maravalley, no Centro do Rio | Foto: Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e a diretora para América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barillas, assinaram, na segunda-feira (02), um acordo para a instalação na cidade do Centro Afiliado de Inteligência Artificial e Energia, do Fórum Econômico Mundial, que será montado no Porto Maravalley, na Região Portuária do Rio. Voltado para pesquisas com Inteligência Artificial, datacenter e transição energética, será chamado Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Rio de Janeiro.

"O Fórum Econômico Mundial é umas das organizações mais respeitadas do mundo, que debate os grandes temas e as grandes mudanças na economia mundial. E tem uma rede de escritórios espalhados pelo mundo. Nós vamos ter aqui o que chamamos de quarta revolução industrial", orgulha-se Eduardo Paes.

O prefeito do Rio destacou a instalação do Centro justamente no Porto Maravalley, um hub de inovação que se consolidou como referência no Brasil: - Nós temos aqui todo o ecossistema de empresas startups. Nada melhor que esse lugar pra receber.

De acordo com o prefeito, o Centro deverá estar funcionando plenamente até o segundo semestre. O custo para implantação é de 3 milhões de dólares por três anos, sendo um milhão a cada ano:

"Isso aqui é uma aliança de uma relação que o Rio de Janeiro vem tentando construir com o Fórum há tanto tempo, para que a cidade seja o destino preferido daqueles que fazem do Fórum Econômico Mundial o que ele representa", destacou.

Ao lado do vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o prefeito assinou o compromisso com a diretora para América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barilla, que elogiou o compromisso do Rio com a inovação:

"Com o nosso projeto da Quarta Revolução, identificamos, junto ao prefeito Paes e ao vice-prefeito Cavaliere, que o Rio tem essa visão. A cidade reúne todos os fatores que tornarão esse projeto um sucesso. Estamos muito confiantes de que o Centro da Quarta Revolução, aqui, trará benefícios à economia, às pessoas e ao planeta", concluiu.