Por:

Evento junta cultura e games

Arena virou um espaço de convivência e criatividade | Foto: Divulgação

A Arena AfroGames, localizada no Cantagalo, foi palco de um torneio intercomunitário na modalidade Free Fire, reunindo adolescentes e jovens da Maré, Vigário Geral, Mandela e do próprio Cantagalo. A atividade combinou disputas entre equipes de eSports com apresentações artísticas, transformando a Arena em um espaço de convivência e criatividade.

A ação contou com a visita de Luisa Portugal, representante da coalizão internacional Peace in Our Cities, ligada à New York University (NYU). A visita foi articulada por Fernando Hakme, Assessor Especial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, que já acompanha de perto a iniciativa e tem promovido conexões entre o projeto e instituições internacionais.

"Este espaço no Cantagalo é um exemplo de como diferentes iniciativas — públicas e comunitárias — podem conviver e somar forças. Temos aqui um polo importante, com a atuação de organizações como o AfroReggae, outros projetos sociais e serviços oferecidos pelo Estado. As pessoas encontram aqui um ambiente de aprendizado, cultura e possibilidades reais de desenvolvimento", destacou Fernando Hakme.

"A Peace in Our Cities busca exatamente esse tipo de iniciativa: soluções locais, lideradas por organizações comunitárias, que atuam diretamente na redução da violência urbana e na construção de trajetórias de inclusão", afirmou Luisa Portugal, representante da Peace in Our Cities.

"Ver jovens de diferentes comunidades se encontrando neste ambiente é exatamente o que o AfroReggae busca promover: oportunidades reais, com raízes no território", afirmou Danilo Costa, Diretor Executivo do Grupo Cultural AfroReggae.

A programação incluiu apresentações de percussão, balé de ginástica artística, break dance e do DJ Tony Mariano. O evento, parte do calendário do AfroGames, reuniu educadores, familiares e moradores em torno da valorização da juventude das favelas e do fortalecimento de vínculos sociocomunitários.