A partir desta terça-feira, (27), o Rio sediará um dos maiores eventos dedicados à criatividade na América Latina: o Rio2C, que ocupará a Cidade das Artes, até o dia 1 de junho, com convidados que representam uma das maiores indústrias e potências econômicas globais. Nesta edição, a RioFilme, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura, traz uma novidade para os aficionados em tecnologias para cinema, o Estande RioFilme, realizado em parceria com a Quanta.
O estande apresentará ao público os recursos mais modernos utilizados atualmente no audiovisual mundial. O público poderá conferir apresentações sobre produção virtual, captura de movimento, câmera tracking e previs. O filme "O Auto da Compadecida 2", uma coprodução da RioFilme por meio do edital de Cash Rebate, será utilizado como exemplo para ilustrar o uso prático dessas ferramentas, algumas delas usadas nas grandes produções hollywoodianas.
A programação da RioFilme no Rio2C prevê também assinaturas de acordos e parcerias com entidades nacionais, como o Termo de Cooperação que será assinado na quarta-feira (28/5) entre a empresa e a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. A parceria tem como finalidade desenvolver ações conjuntas de cooperação institucionais voltadas ao fortalecimento do setor audiovisual no Rio e na capital baiana. O Rio vai assinar também um Termo de Cooperação com a cidade de Niterói, unindo e somando experiências bem-sucedidas das duas cidades para a promoção do audiovisual.
Outra parceria que deve ser formalizada no Rio2C é o lançamento do Selo Film Friendly. A iniciativa envolve a RioFilme e o VisitRio, entidade que representa o trade turístico carioca. O selo irá chancelar estabelecimentos como hotéis e restaurantes, parceiros das ações de apoio e atração de filmagens para a cidade do Rio, fortalecendo a imagem da cidade como um destino cinematográfico internacional.
Desenvolvido em parceria entre a Rio Film Commission e o VisitRio, o selo vem consolidar uma série de ações já realizadas, que tem como finalidade apoiar as equipes de filmagem que escolhem a cidade do Rio como locação. Uma política que tem funcionado em âmbito nacional e internacional: a cada ano o Rio supera o seu recorde em número de diárias de filmagem.
A sala e o estande da RioFilme irão funcionar entre os dias 28 e 30 de maio e estão abertos a todos que estiverem credenciados no Rio2C.