O Hubert Bals Fund, um dos principais fundos internacionais para desenvolvimento de longas-metragens, ligado ao Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR), consolida uma parceria inédita com três importantes organizações para a promoção do cinema no Brasil: a RioFilme, órgão da Prefeitura integrado à Secretaria de Cultura; Spcine, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; e o Projeto Paradiso.
O "HBF Brasil: Iniciativa conjunta de apoio ao desenvolvimento" é uma ação concebida para apoiar o desenvolvimento de projetos de cineastas brasileiros. O acordo será assinado durante o Marché du Film, do Festival de Cinema de Cannes, onde o Brasil será o país homenageado.
Na primeira edição da parceria, serão apoiados até nove projetos de longa-metragem de ficção em etapa de desenvolvimento, sendo que cada um receberá 10 mil euros e a chancela do fundo. Serão quatro projetos do Rio de Janeiro, quatro de São Paulo e um escolhido entre os outros estados da federação. As inscrições abrem no segundo semestre de 2025, no site do Festival de Roterdã.
O objetivo do programa é valorizar narrativas brasileiras singulares, inovadoras e culturalmente significativas, dando apoio financeiro e visibilidade internacional aos talentos do cinema brasileiro, promovendo colaborações internacionais.