Por:

Documentário celebra os 30 anos da Formação Freudiana

No próximo dia 15 de maio, às 20h, a Formação Freudiana comemora seus 30 anos de existência com o lançamento de um documentário inédito na Sala Cine Teatro, no Barra Point Shopping Center, no Rio de Janeiro. Com direção e produção de Mônica Prinzac e Roberta Miller, a obra resgata a trajetória do grupo fundado por Chaim Samuel Katz e seus interlocutores, que construíram, ao longo de três décadas, uma clínica psicanalítica comprometida com o rigor teórico, mas que se recusa à obediência institucional. Mais do que contar uma história, o filme revela uma experiência viva, marcada por afetos, rupturas, perguntas e a busca contínua por uma escuta ética.

O documentário é também uma homenagem a Chaim Samuel Katz, que, com sua força e ternura, cuidou de tantos que sofreram e acolheu, com ética e compromisso, todos aqueles que já fizeram e que ainda fazem parte da história da Formação Freudiana. A obra celebra, assim, não apenas uma trajetória intelectual, mas a construção coletiva de um espaço de escuta e transmissão onde a presença do outro é sempre uma aposta.

A Formação Freudiana nasceu da inquietação com as formas tradicionais de ensino e prática da psicanálise. Inspirado por Ferenczi, mas sempre provocador, Chaim propôs e ainda propõe uma prática que acolhe o sofrimento do sujeito sem submetê-lo ao poder do analista. O documentário percorre essa trilha de pensamento e afeto, trazendo vozes que fizeram e ainda fazem parte dessa construção.