Neste mês de maio, as equipes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) que atuam na Ilha de Paquetá passaram a contar com uma viatura motorizada. É a primeira vez, desde a implantação da base da GM na região, em 1991, que haverá uma viatura motorizada fixa no local. Antes, carros ou motos da GM-Rio só eram utilizados em ações pontuais ou especiais.
A ação é realizada em conjunto com reforço de agentes, que passaram por treinamento tático especial e atuarão exclusivamente na região.
A viatura vai dar mais visibilidade e mobilidade aos agentes, pois a base da GM-Rio fica distante do centro comercial, onde está o terminal de barcas, na Praça Pintor Pedro Bruno, e também vai ajudar a proporcionar maior sensação de segurança aos moradores e visitantes.
Outro ponto importante é o emprego nas ações de orientação e monitoramento da circulação de veículos elétricos, como bicicletas elétricas e até os Eco Táxis (triciclos e quadriciclos elétricos), com foco na prevenção de atropelamentos, atendendo a uma demanda da população. Além disso, a viatura vai ajudar a atender uma função mais social, de transporte solidário para as pessoas com dificuldade de mobilidade, algum tipo de deficiência e os mais idosos.