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Roubos de carga caem na região

De março até meados de maio deste ano, não há registro de roubos de carga na região do Complexo da Maré. A redução drástica deste indicador criminal foi possível a partir da instalação de barreiras de concreto para o bloqueio parcial das 12 principais ruas de acesso às comunidades da Maré, para onde eram levados com frequência caminhões de carga interceptados por criminosos nas três principais vias expressas da capital: Avenida Brasil e Linhas Amarela e Vermelha.

Chamados de "Jersey", os blocos de concreto são colocados de tal maneira que, além de obrigar que os veículos trafeguem com velocidade reduzida, impedem a passagem de carretas de grande porte. A iniciativa da colocação de "Jerseys" foi do comando do 22º BPM (Maré), cuja área de policiamento vinha registrando altos índices de roubos de carga.

A estratégia, que dificulta muito o acesso de veículos de grande porte sem prejudicar a circulação de veículos de serviços, será implantada a partir de estudos específicos de cada área em outras localidades da região metropolitana, onde há também incidência de roubos de carga.

Para o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Marcelo Corbage, a instalação dos blocos de concreto também está produzindo outros efeitos positivos, além da redução dos roubos de carga: os moradores das comunidades podem transitar com mais tranquilidade sem riscos de atropelamentos.

Os grandes blocos de concreto são chamados de Jerseys em alusão a uma iniciativa adotada nos anos 1950 pela polícia de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os blocos foram utilizados para redução de acidentes de trânsito nas rodovias locais, ao limitar a velocidade dos veículos.