Por:

Governo do RJ restaurará Palacete do Parque Lage

Investimento total nas obras será de R$ 21,4 milhões | Foto: Governo do Rio

A movimentação de pessoas e maquinários já pode ser observada no canteiro de obras instalado no Parque Lage. Uma das atrações turísticas mais visitadas no Rio está passando pela primeira reforma após quase cem anos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, deu início ao restauro do Palacete que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage - um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais do país. O investimento é de R$ 21,4 milhões.

O projeto prevê a recuperação estrutural do edifício tombado, além de melhorias na acessibilidade, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e sistema de combate a incêndios. A intervenção tem duração prevista de até 480 dias, com prazo de conclusão estimado em junho de 2026.

"O restauro do Palacete do Parque Lage é mais do que uma obra física — é um gesto de respeito à nossa história, à arte e à cultura do povo fluminense. Investir nesse espaço é garantir que futuras gerações possam vivenciar a beleza e o valor simbólico de um dos maiores patrimônios do nosso estado", declarou o governador Cláudio Castro.

Nesta segunda (12), teve início o processo de restauro do Palacete com a lavagem da fachada. A partir do dia 29 de maio as visitas serão suspensas, assim como o funcionamento do restaurante e das lojas localizadas em seu interior. No entanto, as visitas à área verde permanecerão abertas ao público.

Para garantir a continuidade das atividades pedagógicas durante o período de obras, a Escola de Artes Visuais será transferida para o edifício das Cavalariças, a partir da primeira quinzena de junho. Estima-se uma breve interrupção das aulas, de aproximadamente uma semana, necessária para a adaptação dos espaços.