O megashow da cantora Lady Gaga, realizado em Copacabana no último sábado (4), continua repercutindo positivamente no turismo do Rio de Janeiro. Uma pesquisa divulgada pela empresa Zoox Smart Data, especializada em inteligência de dados, revelou que 96% do público avaliou a experiência como "excelente", "muito boa" ou "boa" e 78,9% afirmou ter se sentido "muito seguro" ou "seguro" durante o evento — números que reforçam o sucesso das ações do Governo do Estado e a imagem do RJ como destino de grandes eventos internacionais. Foram entrevistadas 7.957 mil pessoas, no dia 4 de maio, em estações do Metrô, nos aeroportos Rio Galeão e Santos Dumont, e na Rodoviária do Rio.
Por:
Público avalia experiência na apresentação de Lady Gaga
Efeitos para o turismo
Com investimento do Governo do Estado de R$ 15 milhões, o show atraiu mais de 2 milhões de pessoas para a orla de Copacabana, gerando intensa movimentação na rede hoteleira, nos transportes, no comércio e na gastronomia local. A ocupação média na capital chegou a 87%, com pico de 96% em Copacabana e Ipanema.
A Secretaria de Estado de Turismo projeta que os efeitos positivos devem continuar nos próximos meses, com o avanço do calendário de eventos na capital e no interior, com o fortalecimento da promoção do Rio de Janeiro no mercado nacional e internacional. Com mais de 744 mil visitantes estrangeiros apenas no primeiro trimestre, o estado já superou em 51% o crescimento no fluxo de turistas internacionais em relação a 2024, e segue firme rumo à meta estabelecida pela pasta, de chegar à marca de 1,8 milhão de turistas internacionais em 2025.
CET-Rio com esquema para show
A CET-Rio implantará um esquema especial de trânsito, nesta quinta-feira (8), para o show da banda System of a Down no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro.
A operação de trânsito terá início às 14h e contará com 155 pessoas, entre equipes da CET-Rio, agentes e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, e também, efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, 10 veículos operacionais e 18 motocicletas darão suporte ao esquema de tráfego, e ainda, 18 painéis de mensagens variáveis com informações de bloqueios e rotas alternativas aos motoristas.
A orientação ao público, pedestres e motoristas será reforçada com instalações de faixas sobre as intervenções do tráfego, além de painéis de mensagens variáveis com informações sobre os horários dos fechamentos das vias e rotas alternativas. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), irão monitorar a movimentação do trânsito da região por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições de trânsito.
Todo o entorno do estádio Nilton Santos terá circulação restrita, portanto, a movimentação dos veículos de moradores somente será permitida mediante apresentação de comprovante de residência. E, além da proibição de estacionamento regulamentadas já existentes na região, em diversas outras vias no entorno do estádio, também haverá restrição para estacionar.
A principal recomendação às pessoas que irão ao evento é que utilize o trem para o deslocamento, por ser um transporte de alta capacidade e não diretamente impactado por fechamentos viários.