Por: POR MARCELLO SIGWALT

Órgãos apuram abusos de aluguéis por temporada

Abusos em aluguéis por temporado são investigados | Foto: Alexandre Macieira - Riotur

Transformada em 'Meca' da pop music mundial - em razão da iminente apresentação da cantora estadunidense Lady Gaga, no próximo sábado (3) - a Cidade Maravilhosa 'desafinou' feio, às vésperas do espetáculo, devido à ganância de alguns empresários do setor de hospedagem nos últimos meses.

Atentos ao fato, tanto a Sedcon quanto o Procon-RJ decidiram abrir processo administrativo contra as plataformas de aluguel de imóveis por temporada. Em consequência, estas terão de informar quantos proprietários cancelaram reservas ou tiveram de renegociar valores, entre os dias 20 de abril e 10 de maio.

A ação se baseia em indícios de que os cancelamentos visavam renegociar, em patamares mais elevados, os valores de locação, prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

Novo Rio receberá 230 mil pessoas

Reflexo do efeito 'magnético' exercido pelo show da pop star ianque, a Rodoviária do Rio deverá receber mais de 230 mil pessoas, que praticamente coincide com o feriado do Dia do Trabalhador, quinta-feira (1º).

A gratuidade da apresentação de Lady Gaga impulsionou o turismo, para a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), pois as viações ampliaram a oferta de horários, pelo aumento da demanda fora da alta temporada. Serão disponibilizados 7.608 ônibus, sendo 1.582 extras.