Por:

JUVRio promove noite especial no Municipal

A Secretaria da Juventude do município do Rio (JUVRio) promoveu uma noite especial para 80 jovens de favelas da cidade, no sábado (8). Um grupo de moradores de comunidades dos Morros do São Carlos, Cajueiro, Serrinha e Madureira assistiu gratuitamente ao concerto de abertura da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, braço artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira e formado por 50 talentos da música orquestral. Esta é uma ação sem custos para a Prefeitura do Rio. Pedro Lopes da Silva, de 29 anos, se encantou com a oportunidade de assistir ao espetáculo.

"Essa foi a primeira vez que eu fui assistir a uma orquestra. E fazer isso no Theatro Municipal foi incrível. Para mim, foi uma experiência única porque tive contato com obras de grandes compositores e compositoras do mundo, que inspiram tantas obras e filmes que conhecemos", disse o morador da Vila da Penha.

Os alunos dos cursos do Espaço da Juventude acompanharam a apresentação conduzida pelo regente titular do grupo, Anderson Alves. O concerto começou com a Sinfonia nº1, de Emilie Mayer e, em seguida, a orquestra interpretou a Suíte Callirhoe, Op. 37, de Cécile Chaminade, conhecida por suas composições refinadas. Fechando a apresentação, a Abertura The Wreckers (Os Destruidores), de Ethel Smyth.