A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) proporcionou a um grupo de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social uma experiência inesquecível: a visita ao Cristo Redentor, ponto turístico mais famoso do Brasil e uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno. A maioria dos 16 abrigados pela SMAS que participaram do passeio, na segunda-feira (3), não conhecia o local. Foram momentos especiais, de deslumbramento.
É o caso de A, de 14 anos, assistido pelo programa Família Acolhedora, da SMAS: "A visita está sendo demais, e a estátua é muito legal", comentou, encantado pela beleza não só do Cristo, mas da paisagem da cidade. Mesmo fascinado pela vista, que ele disse ter sido sua parte favorita no programa, o garoto não se distraiu da fé: contou que fez um pedido ao Coração de Jesus, local próximo à capela, onde tradicionalmente as pessoas depositam seus desejos. O menino espera retornar ao Cristo quando conseguir a graça pretendida, que não revelou, para não atrapalhar a realização.
O passeio foi organizado pela Subsecretaria de Proteção Social Especial da SMAS, como parte do Projeto Vivências, que leva pessoas em vulnerabilidade, situação de rua ou com direitos violados a locais do Rio que promovem cultura, lazer e diversão, não facilmente acessíveis por essas pessoas.