Por:

Secretaria inicia ação de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, nesta quinta-feira (30), a uma série de ações para prevenir as arboviroses para o Carnaval. A primeira mobilização para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti foi realizada no Sambódromo e seus arredores. O objetivo é evitar a infestação de mosquitos nas áreas que receberão grande concentração de público, protegendo também os moradores das ruas próximas.

A ação é realizada todos os anos e faz parte das preparações para os desfiles do Sambódromo. Por se tratar de uma festa típica do Brasil, o Carnaval atrai muitos turistas para a cidade do Rio de Janeiro e concentra muitas pessoas de todo lugar do mundo.

Esse cenário favorece a importação e transmissão de doenças causadas pelo mosquito da dengue. A maior preocupação é com o sorotipo 3, ainda não identificado no Rio.

"Em parceria com a Riotur e com o Centro de Operações, a SMS está realizando uma ação de prevenção e controle das arboviroses em locais de grande concentração de pessoas, como o Sambódromo e as áreas dos grandes blocos de Carnaval. Trabalhamos preventivamente, intensificando o controle do mosquito Aedes aegypti para evitar a importação de um novo sorotipo de dengue na cidade", informou a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.