A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) faz até 3 de fevereiro, das 9h às 16h, ações presenciais para inscrever jovens de comunidades no Pacto pela Juventude, um projeto da Prefeitura do Rio com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A iniciativa oferece auxílio participação de R$ 400 para que, durante seis meses, jovens de 15 a 29 anos que moram nas regiões contempladas participem do programa, que busca orientá-los a impactar positivamente suas realidades a partir de projetos desenvolvidos por eles mesmos.
O Pacto pela Juventude já beneficiou mais de 107 mil jovens e é desenvolvido em três etapas. Na primeira, são realizadas as oficinas formativas, em seguida os jovens vão a campo para identificar problemas em seu território e, por último, os próprios alunos desenvolvem o plano de trabalho com estratégias práticas para amenizar ou solucionar a questão abordada. O processo seletivo será feito por meio do Banco de Oportunidades da JUVRio, uma nova plataforma digital que abrange cursos, oficinas e atividades.
O primeiro dia de inscrições presenciais ocorreu nessa segunda-feira (27) no Espaço da Juventude do Estácio, na Praça Roberto Campos, em frente à saída do metrô Estácio. No mesmo dia, haverá também inscrição no Espaço da Juventude de Campo Grande, na Rua Dom Pedrito.