Por:

Operação Verão é iniciada

A Prefeitura do Rio intensificou as ações da Operação Verão nas praias de Barra de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, nesse último fim de semana, a partir das 6h, desse sábado (25). Durante a operação, para controle do fluxo de visitantes e preservação das belezas naturais da Zona Oeste, a Guarda Municipal, com equipes do Grupamento Especial de Praia (GEP) e da Defesa Ambiental (GDA), fez patrulhamento preventivo nas praias e no Parque da Prainha. O foco da ação é o ordenamento urbano, fiscalização das posturas municipais e proteção da vegetação e fauna locais, com capacidade dos estacionamentos para 800 vagas, das quais, 600 em Grumari e 200 na Prainha.

Atingida a capacidade máxima, a entrada de carros será bloqueada pela equipe de trânsito da Guarda Municipal, direcionando os motoristas para a Estrada do Pontal. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) poderá acionar reboques em situações emergenciais, que inclui a fiscalização de transporte complementar (vans e ônibus de turismo). O esquema de trânsito será mantido em finais de semana e feriados do verão.

"É muito importante destacar que, nos horários de fechamento, o acesso à praia será livre para banhistas e moradores, enquanto o transporte por aplicativo será permitido somente com comprovação da corrida. Reforçamos que a cidade é de todos e que estas medidas, que atendem a um pedido de moradores e comerciantes locais, são para garantir a mobilidade, segurança e bem-estar da população carioca", ressaltou o secretário municipal de Coordenação Governamental, Edson Menezes.

A operação será realizada em duas etapas. O primeiro estágio teve início às 6h de sábado (25), com o fechamento do acesso à rotatória da Rua Roberto Burle Max (Ponte Velha da Marambaia), com entrada exclusiva de ônibus e moradores com comprovante de residência, até as 22h. O segundo estágio, às 9h, teve o fechamento do acesso pela Serra do Grumari, na Avenida Roberto Burle Max, com a mesma restrição de horário.