Por:

Ícone de saúde de excelência

O Escritório de Dados da Prefeitura do Rio elaborou um estudo sobre o Super Centro Carioca de Saúde, o mais moderno complexo de assistência médica da América Latina, e mostrou como o tempo de espera na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) diminuiu com a inauguração da unidade em outubro de 2022.

Em dois anos, a fila caiu abaixo da metade, saindo de 160 dias de média de espera em 2020 para 75 em 2024. Em muitos casos, a fila foi "equalizada", ou seja, reduziu momentaneamente de forma a atender todas as pessoas que esperavam por determinado procedimento.

A fila do Sisreg é a lista de espera oficial do sistema público de saúde, em que pacientes aguardam por consultas com especialistas, exames, procedimentos e cirurgias.

O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica (Zona Norte), é um complexo com três blocos, em que cada conta com uma unidade específica: o Centro Carioca de Especialidades (CCE), o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI) e o Centro Carioca do Olho (CCO). O local está preparado para receber pacientes das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg.

Para tomografias, um dos exames com maior demanda, o Super Centro tem 19 unidades avançadas do CCDTI espalhadas pela cidade.

O Super Centro Carioca de Saúde conta com mais de 150 consultórios, além de salas de exame e equipamentos de última geração, 582 especialistas e capacidade para 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Centro Carioca de Especialidades

O (CCE) oferece atendimento em 18 especialidades médicas, em áreas como dermatologia, reumatologia, cuidados cardiológicos e neurológicos e seis especialidades odontológicas.