Por: Gabriela Gallo

Pela primeira vez, Lula tem empate técnico em 2º turno

Antes em primeiro, Lula agora aparece empatado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (29), apontou, pela primeira vez, uma possibilidade de empate técnico no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. Outros levantamentos anteriores, como as Pesquisas Quaest e AtlaIntel, apontavam que, caso as disputas eleitorais pelo Palácio do Planalto ocorressem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia vitorioso em todos os possíveis cenários, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

O instituto ouviu 2.080 eleitores, distribuídos em 160 municípios das 27 unidades da federação, entre os dias 25 e 28 de janeiro deste ano. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais (p.p.) gerais.

A pesquisa aponta que a popularidade do presidente Lula segue dividida. Questionados se acham que o presidente Lula merece ser reeleito, 51% dos eleitores entrevistados consideram que o petista não merece ser reeleito, 45,3% avaliam que ele merece ser reeleito para seu quarto mandado presidencial e 3,8% não souberam responder.

Por outro lado, o presidente da República segue sendo o principal nome que vem à mente dos entrevistados nas intenções de votos espontâneos. Questionados em quem votariam se as eleições fossem atualmente, 44,2% dos entrevistados disseram que ainda não sabem ou não opinaram, 25,5% afirmaram que votariam em Lula e 12,1% declararam voto no senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As intenções de votos espontâneos para o senador foi inclusive superior nas intenções de votos espontâneos para votar no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 6,3% das intenções de votos. Após a condenação de tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente está inelegível até 2060.

Cenários

Agora, quando são apresentadas as alternativas de candidatos, a situação começa a mudar. Em um primeiro cenário fictício de primeiro turno, no qual o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) não disputa a presidência, o presidente Lula tem 39,8% das intenções de votos e Flávio Bolsonaro tem 33,1% das intenções de votos.

Em um segundo cenário fictício, dessa vez com Tarcísio de Freitas disputando no lugar do senador para o primeiro turno, Lula tem 40,7% das intenções de votos e o governador de São Paulo tem 27,5% dos votos.

Um segundo turno com ambos os possíveis adversários políticos é o que chama a atenção. Em um segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista acumula 44,8% das intenções de votos, Flávio Bolsonaro tem 42,2% dos votos. Além disso, 8,3% votariam em branco ou nulo e 4,7% não souberam responder.

E o empate técnico também se repete entre em um eventual segundo turno com Tarcísio de Freitas, sendo Lula com 43,96% das intenções de votos, Tarcísio com 42,5% das intenções de votos, 9,1% dos entrevistados votariam nulo ou em branco e 4,6% não saberam em quem votariam ou não opinaram.