A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), anunciou, nesta quarta-feira (21), que pretende disputar uma vaga para o Senado Federal pelo Paraná nas eleições deste ano.
Em uma publicação nas redes sociais, Gleisi disse que conversou hoje com o presidente Lula (PT) e com o presidente do PT, Edinho Silva.
"Reafirmei meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal!", escreveu Gleisi.
Com Lula, pelo Paraná e pelo Brasil! ????
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 21, 2026
Em conversa com o presidente @LulaOficial, com o @enioverri e o @edinhosilva, presidente do PT, reafirmei o meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal! pic.twitter.com/rLb8ewc2mq
O anúncio de Gleisi ocorre um dia após o diretor-geral da usina de Itaipu, Ênio Verri (PT), deixar a disputa pelo Senado e abrir oficialmente o espaço para a ministra concorrer à vaga pelo estado.
Verri também esteve no Palácio do Planalto nesta quarta-feira reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Edinho Silva e Gleisi Hoffmann.
Gleisi está entre o grupo de mais de 20 ministros que deve deixar o governo para serem candidatos nas eleições deste ano.
A legislação eleitoral prevê que, para concorrer nas próximas eleições, os ministros precisam sair até seis meses antes das eleições, portanto, até 4 de abril.