O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a aliados, nesta terça-feira (13/1), que o advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, em substituição a Ricardo Lewandowski, que deixou a pasta na última sexta-feira (9) por motivos pessoais.
Com a mudança, o governo Lula chega a 15 substituições no primeiro escalão. Outras ainda são esperadas nos próximos meses, de ministros que se desincompatibilizarão dos cargos para disputar as próximas eleições.
Wellington Cesar Lima e Silva já havia ocupado o ministério de forma provisória em 2016, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT). A permanência foi curta: apenas 11 dias, encerrados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou incompatível o exercício simultâneo de cargo no Executivo e a atuação como procurador do Ministério Público da Bahia.
Entre 2023 e 2024, o advogado chefiou a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, sendo responsável por assessorar diretamente o presidente Lula e por apoiar a análise de projetos de lei, medidas provisórias, vetos e sanções no âmbito do Executivo.