Por: Rudolfo Lago

PL pode fazer o maior número de governadores e senadores em 2026

Mesmo sem Bolsonaro, PL mantém a polarização política com o PT de Lula | Foto: Reprodução/vídeo

Ainda não será após as eleições de outubro do ano que vem que o Brasil se verá livre da polarização política entre o PT e o PL. De acordo com as pesquisas, se as eleições fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva estaria eleito para um quatro mandato como presidente da República. E o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra preso na sede da Polícia Federal em Brasília, despontaria como a principal força política nos estados e no Senado da República.

É o que mostra o quadro a partir das pesquisas eleitorais mais recentes nos estados. Desde as eleições municipais do ano passado, periodicamente o Correio da Manhã reúne os levantamentos mais recentes disponíveis em cada unidade da Federação para apresentar um quadro geral da disputa.

O levantamento abaixo leva em conta o cenário 1 estimulado que cada instituto pesquisa em cada unidade da Federação, tanto para o governo estadual quanto para o Senado. A soma dos números que cada partido poderá conquistar ultrapassará as 27 unidades – 26 estados e o Distrito Federal – porque há diversas situações de empate que precisam ser consideradas. Tomando-se como exemplo somente o Rio Grande do Sul, a última pesquisa Real Time Big Data aponta empates dentro da margem de erro entre cinco candidatos ao Senado. Todas essas hipótese precisam, então, ser consideradas.

PL e União

De acordo com essas pesquisas mais recentes, se as eleições fossem hoje, o PL poderá eleger até oito governadores. Faria, por exemplo, o Rio Grande do Sul com o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco. E reelegeria o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Faria também o segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais, com o senador Cleitinho.

O União Brasil viria em seguida com seis possíveis governadores. Estão aí o Paraná com o senador Sergio Moro e a Bahia, com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. PSD e MDB poderiam fazer quatro. No caso do PSD, nomes como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No caso do MDB, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, na Paraíba.

Republicanos e PSB podem eleger dois. No Republicanos, desponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caso não saia candidato à Presidência da República. No caso do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, que pode ser novamente um fenômeno de votos na disputa pelo governo de Pernambuco.

Senado

O Senado mostra a chance de o PL eleger até 16 novos senadores. Nas eleições do ano que vem, serão renovados dois terços do Senado, e cada estado elegerá dois senadores. Podem estar aí nomes como o vereador Carlos Bolsonaro, que deixa o Rio de Janeiro para tentar uma vaga por Santa Catarina. Ou a esposa de Jair Bolsonaro, Michelle, pelo Distrito Federal.

O PSD, que no ano passado elegeu o maior número de prefeitos do país, poderia eleger oito senadores. Casos do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nome possível em Minas Gerais.

O PT e o PP podem fazer sete senadores. No caso do PT, nomes como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela Bahia, e o senador Humberto Costa para novo mandato em Pernambuco. O PP pode eleger em Alagoas o ex-presidente da Câmara Arthur Lira e o presidente do partido, senador Ciro Nogueira, no Piauí.

Veja abaixo o quadro em cada estado:

RIO GRANDE DO SUL
Real Time Big Data de 25 de novembro aponta a liderança do líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL). Ele aparece com 27% das intenções de voto. Disputa acirrada pelo segundo lugar entre Juliana Brizola (PDT) e Edegar Preto (PT). Ambos aparecem com 21%. Para o Senado, a disputa é bem acirrada. O governador Eduardo Leite (PSD) lidera com 19%. Manuela D’Ávila (Psol) tem 16%. Paulo Pimenta (PT), 15%. Mesmo percentual de Marcel Van Hatten (Novo). Sanderson (PL) tem 12%.

SANTA CATARINA
Pesquisa Neokemp divulgada no dia 13 de dezembro mostra liderança folgada do governador Jorginho Mello (PL) na sua tentativa de reeleição. O governador tem 41%. O segundo lugar é João Rodrigues (PSD), com 19%. Para o Senado, quem lidera é a deputada Caroline de Toni (PL), com 25,4%. O vereador Carlos Bolsonaro (PL), que deixa o Rio de Janeiro para concorrer por Santa Catarina, é o segundo, com 21,6%. Décio Lima (PT) o terceiro, com 17,8%.

PARANÁ
O senador Sergio Moro (União Brasil) é quem lidera, com 40,1% das intenções de voto, de acordo com levantamento da Ágil Pesquisas e Marketing de 19 de dezembro. Em segundo, aparece Requião Filho (PDT), com 24,1%. Para o Senado, a vantagem é de Deltan Dalagnol (Novo), que aparece com 30,2%. Em seguida, vêm Filipe Barros (PL), com 22,2%, e Cristina Graeml (União Brasil), com 18,2%.

SÃO PAULO
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a corrida para a reeleição, conforme Paraná Pesquisas do dia 10 de dezembro. Tarcísio tem 48,4% das intenções de voto. Em segundo, aparece o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 25,5%. Para o Senado, lidera Haddad, com 40,3%. O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que foi cassado por faltas na semana passada, é o segundo com 30,7%.

RIO DE JANEIRO
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com tranquilidade para o governo, de acordo com Real Time Big Data de 3 de dezembro. Ele aparece com 55% das intenções de voto. Em segundo, está Rodrigo Bacellar (União Brasil), com 14%. Para o Senado, Flávio Bolsonaro (PL) e o governador Claudio Castro (PL) empatam, ambos com 27%.

MINAS GERAIS
O senador Cleitinho (PL) lidera, de acordo com Real Time Big Data de 10 de dezembro com 38% das intenções de voto. Em segundo, Alexandre Khali (PDT), com 18%. Para o Senado, lidera a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), com 17%. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) é o segundo, com 13%.

ESPÍRITO SANTO
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), empata com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), segundo Real Time Big Data de 8 de dezembro. Ambos aparecem com 30%. Para o Senado, lidera o governador Renato Casagrande (PSB), com 30%. Sergio Meneghelli (Republicanos) é o segundo, com 12%, empatado com Rose de Freitas (MDB), com 11%.

BAHIA
Real Time Big Data de 26 de novembro aponta o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na liderança para o governo, com 44%. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) é o segundo, com 35%. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) lidera para o Senado, com 28%. O senador Angelo Coronel (PSD) é o segundo, com 16%.

SERGIPE
Real Time Big Data de 27 de novembro mostra na liderança o governador Fabio Mitidieri (PSD), com 44%. O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), é o segundo, com 33%. A corrida para o Senado aponta empate entre o deputado Rodrigo Valadares (União Brasil) e o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT), ambos com 14%. Eduardo Amorim (PSDB) tem 12%. E André Moura (União Brasil), 11%.

ALAGOAS
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, lidera para o governo, diz Paraná Pesquisas de 12 de dezembro. JHC tem 47,6% das intenções de voto. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) é o segundo, com 40,9%. Para o Senado, lidera o senador Renan Calheiros (MDB), com 48,2%. O deputado Arthur Lira (PP) é o segundo, com 44,5%.

PERNAMBUCO
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem chances de vitória para o governo ainda no primeiro turno. De acordo com Real Time Big Data de 11 de dezembro, ele tem 55% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra (PSD) vem em segundo, com 28%. Para o Senado, lidera o senador Humberto Costa (PT), com 24%. Silvio Costa Filho (Republicanos) tem 19%. Anderson Ferreira (PL) tem 17%. E Eduardo da Fonte (PP), 15%.

PARAÍBA
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) lidera para o governo, com 31%, de acordo com Real Time Big Data de 2 de dezembro. O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) tem 16%. Depois, Efraim Filho (União Brasil) e Pedro Cunha Lima (PSD), com 13% cada um. Para o Senado, lidera o governador João Azevêdo (PSB), com 30%. O senador Veneziano Vital do Rego (MDB) tem 22%.

RIO GRANDE DO NORTE
O prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil) e o senador Rogério Marinho (PL) estão em empate técnico para o governo, conforme Real Time Big Data de 3 de dezembro. Alysson tem 36% e Marinho, 34%. Para o Senado, o senador Styvenson Valentin (PSDB) lidera com 22%%, seguido da governadora Fátima Bezerra (PT), com 15%. Ela empata com Alvaro Dias (Republicanos), que tem 14%. E com Carlos Eduardo Alves (PSD) e Zenaide Maia (PSD), com 13%.

CEARÁ
Ciro Gomes (PSDB) lidera a corrida para o governo, de acordo com Paraná Pesquisas de 16 de dezembro. Ele aparece com 46%. O governador Elmano de Freitas (PT) tem 33,2%. Para o Senado, lidera o deputado Eunício Oliveira (MDB), com 37,3%. O senador Eduardo Girão (Novo) é o segundo, com 28,8%.

PIAUÍ
Real Big Data de 28 de novembro aponta chance alta de reeleição, talvez ainda no primeiro turno, do governador Rafael Fonteles (PT). Ele tem no levantamento 64% das intenções de voto. O senador Ciro Nogueira (PP) tem 24%. O senador Marcelo Castro (MDB) lidera a corrida para o Senado, com 29%. Julio Cesar (PSD) tem 20%. E Ciro Nogueira, 19%.

MARANHÃO
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lidera para o governo, conforme Real Time Big Data de 1o de dezembro, com 35%. Orleans Brandão (MDB) tem 25%. Para o Senado, lidera o senador Weverton Rocha (PDT), com 25%. O ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), é o segundo, com 17%. Lahesio Bonfim (Novo) tem 15%.

TOCANTINS
A liderança para o governo é da senadora Professora Dorinha (União Brasil), com 33%, de acordo com pesquisa Real Time Big Data de 27 de novembro. O governador Laurez Moreira (PSD) é o segundo, com 24%. Na disputa para o Senado, lidera o governador Vanderlei Barbosa (Republicanos), com 24%. O senador Eduardo Gomes (PL) vem em segundo, com 19%.

PARÁ
Paraná Pesquisas de 17 de dezembro aponta vantagem do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB) na corrida para o governo. Segundo a pesquisa, ele tem 30,4% das intenções de voto. A vice-governadora Hana Ghassan (MDB) tem 21,1%. Para o Senado, a liderança é do governador Helder Barbalho (MDB), que tem 50,8%. O deputado Éder Mauro (PL) tem 32,2%.

AMAPÁ
Real Time Big Data de 9 de dezembro aponta que o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), tem boa chance de vencer as eleições para o governo do estado ainda no primeiro turno. Segundo o levantamento, ele tem hoje 66% das intenções de voto. Clécio Luís (Solidariedade) tem 28%. Para o Senado, lideram a esposa do prefeito, Rayssa Furlan (Podemos), com 30%, e o senador Randolfe Rodrigues (PT), com 22%.

RORAIMA
Levantamento Real Time Big Data de 9 de dezembro mostra liderança do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL) na corrida para o governo. Ele tem 33%. Em segundo, está o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), com 28%. Na disputa para o Senado, Teresa Surita (MDB) e o governador Antonio Denarium (PP) aparecem em empate técnico, ela com 27%, e ele com 24%.

AMAZONAS
A liderança para o governo é do senador Omar Aziz (PSD), de acordo com Real Time Big Data de 15 de dezembro. Aziz tem 42% das intenções de voto. Em segundo, está Maria do Carmo Seffair (PL), com 25%. Para o Senado, o deputado Capitão Carlos Alberto Neto (PL), com 22%, empatado na margem de erro com o senador Eduardo Braga (MDB), que tem 20%.

ACRE
O líder na corrida para o governo é o senador Alan Rick (União Brasil), conforme Real Time Big Data de 15 de dezembro. Segundo a pesquisa, ele tem 40% das intenções de voto. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon (PL) é o segundo, com 24%. Para o Senado, lidera o governador Gladson Cameli (PP), com 27%. Em segundo, vem o senador Marcio Bittar (PL), com 19%.

RONDÔNIA
Pesquisa Real Time Big Data de 12 de dezembro mostra empate entre Ivo Cassol (PP) e Fernando Máximo (União Brasil), ambos com 22%. Na disputa para o Senado, há empate técnico entre o governador, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), com 24%, e Silvia Cristina (PP), com 21%.

MATO GROSSO
Paraná Pesquisas de 18 de dezembro mostra vantagem do senador Wellington Fagundes (PL) para o governo. Fagundes tem 32,4%. O senador Jayme Campos (União Brasil) vem em segundo, com 23,4%, empatado na margem de erro com Otaviano Pivetta (Republicanos), com 21,5%. Na disputa para o Senado, lidera o governador Mauro Mendes (União Brasil), com 65,6%. Janaína Riva (MDB) temn 36,4%.

MATO GROSSO DO SUL
O governador Eduardo Riedel (PP) lidera, de acordo com Real Time Big Data de 1º de dezembro. Segundo a pesquisa, ele tem 55% das intenções de voto. O ex-deputado Fábio Trad (PT) é o segundo, com 16%. Para o Senado, o líder é o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), com 31%. O ex-deputado Capitão Contar (PL) tem 18%, empatado na margem de erro com Nelsinho Trad (PSD), com 16%.

GOIÁS
Lidera o vice-governador Daniel Vilela (MDB), com 30%, de acordo com Real Time Big Data de 5 de dezembro. Em segundo, vem o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 26%. Para o Senado, a líder é a esposa do governador Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado (União Brasil). Ela tem 30%. O deputado Gustavo Gayer (PL) tem 18%.

DISTRITO FEDERAL
Pesquisa do Instituto Opinião divulgada no dia 22 de dezembro aponta para a liderança da vice-governadora Celina Leão (PP) para o governo. Ela tem 30%. O ex-governador José Roberto Arruda (PSD) é o segundo com 24%. Para o Senado, lidera a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro (PL), com 36%. Em segundo, está o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), com 27%.