Por: Gabriela Gallo

Lula quer se aproximar de países do Sudeste asiático

Lula deverá ter encontro com primeiro-ministro da Índia | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a Indonésia nesta terça-feira (21). Ele terá compromissos em Jacarta, capital da Indonésia, nesta quinta (23) e sexta-feiras (24), e, em seguida, irá para Kuala Lumpur, capital da Malásia, para participar como convidado da 46ª cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que acontecerá de domingo (26) até terça da próxima semana (28). De acordo com o Itamaraty, o governo deve levar uma comitiva com mais de cem empresários.

A Asean é um bloco formado por dez países do Sudeste Asiático criado em 1967 para promover a cooperação econômica, política, de segurança e sociocultural entre seus membros. O bloco engloba Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei Darussalam, Vietnã, Mianmar, República Democrática Popular de Laos e Camboja. Neste ano, a Asean passará a incorporar o Timor-Leste como o 11º membro do grupo – que foi apoiado pelo Brasil.

Durante cerimônia de entrega de credenciais a novos embaixadores e embaixadoras brasileiros nesta segunda-feira (20), o presidente brasileiro destacou a relevância de participar como convidado da cúpula da Asean. “A Ásia como um todo vem se consolidando como um eixo dinâmico da economia global. Com vários países dessa região, já temos volume de comércio superior ao que possuímos com vários sócios tradicionais. Entre 2023 e 2025, o Brasil abriu seus braços para o mundo e para a defesa do multilateralismo”, defendeu Lula.

Em conversa com jornalistas no Palácio do Itamaraty, o diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Everton Frask Lucero, reiterou que a participação do Brasil na Cúpula da Asean visa estreitar relações diplomáticas e comerciais entre os Brasil e países do Sudeste Asiático, especialmente com a Indonésia e a Malásia, além de tentar ampliar oportunidades de negócio depois do cenário de "maior dificuldade de comércio" no mundo.

"Esta é a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro participa de uma reunião de Cúpula da Asean”, destacou Everton Lucero.

Encontros

Para além do encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Ministério de Relações Exteriores informou que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se encontrará com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, neste domingo (26). A notícia foi comunicada pelo Palácio do Itamaraty nesta segunda.

Vale destacar que a Índia presidirá a Cúpula de Líderes dos Brics, em 2026, tal como o 12º Forúm Parlamentar do grupo. O bloco do Brics é composto por: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Emirados Árabes, Indonésia, Irã e Egito.

O diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério de Relações Exteriores Everton Frask Lucero, destacou que o encontro entre os representantes de seus países visa aproximar os países em pautas prioritárias para os respectivos governos, como os avanços da Inteligência Artificial (IA). Além disso, o brasileiro deve reforçar o convite para a participação da Índia na 30ª Cúpula da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 30), agendada para acontecer de 10 de novembro a 21 de novembro em Belém (PA).

“Existe, com a Índia, uma grande pauta, que é uma pauta de cooperação, uma pauta positiva e que aproxima dois grandes países do Sul Global”, destacou o embaixador.