Por: Eline Sandes - BSB

Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro, 'o traidor da pátria'

Presidente Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula pediu a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o qual, segundo ele, "está traindo o Brasil há meses, em campanha aberta contra o STF". A declaração foi feita nesta quinta-feira (14), durante uma cerimônia de inauguração da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana (PE).

“O Bolsonaro precisa parar de resmungar. Mandou o filho [Eduardo] para os Estados Unidos, o filho que é deputado federal. Vocês têm que pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país. Esta é a verdadeira traição da pátria: ele foi para lá instigar os americanos contra nós. Não dá para a gente ficar quieto”, disse Lula.

Eduardo Bolsonaro pediu licença do mandato de deputado federal em março, quando já estava nos Estados Unidos. O período de afastamento, que durou 120 dias, encerrou no final de julho, mas o parlamentar ainda não dá sinal de retornar ao Brasil. Na quarta-feira (13/08), ele esteve na Casa Branca, na capital dos EUA, para discutir novas sanções ao Brasil e a autoridades brasileiras responsáveis pela investigação e julgamento do ex-presidente por uma tentativa de golpe de Estado.

O presidente brasileiro também afirmou que o Brasil não vai aceitar a fama de ser uma país violador de direitos humanos. No discurso, ele responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas mais de 300 mil mortes de brasileiros por Covid-19 durante o seu mandato. Para Lula, o ex-presidente deveria ser julgado em cortes internacionais pela posição antivacina que adotou durante a pandemia.