Por: Eline Sandes - BSB

'Estou precisando de advogado', diz Alexandre de Moraes a influenciador digital

Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Em encontro com o humorista Mizael Silva, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou descontraidamente que está precisando de um advogado para defendê-lo nos Estados Unidos. O humorista é conhecido pelo personagem 'advogado do ministro', nas redes sociais. 

A fala se insere em um contexto de ataques ao ministro pelo governo de Donald Trump, especialmente após Moraes decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, na última semana. Nesta quarta-feira (13), o magistrado foi eleito vice-presidente da Corte, cargo que ocupará até 2027.

"Você está bem de advogado. Estou precisando mesmo, para me defender nos EUA também", disse o magistrado ao cumprimentar Mizael durante o evento Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital, que acontece no STF nesta quarta e quinta-feira e reúne 26 influenciadores digitais para uma imersão sobre funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito.

Na fala, o ministro cumprimenta os influenciadores e chama o evento de "grande encontro de colaboradores", e pergunta se o influenciador fala inglês, ao que Mizael responde que não, mas que irá renovar o visto para ajudar.

O encontro entre os magistrados e os influenciadores digitais é a segunda edição do evento, organizado por uma instituição sem fins lucrativos que visa contribuir para a construção de espaços digitais saudáveis e aproximar produtores de conteúdo de diferentes perfis e nichos para uma imersão sobre o funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito.

Na última edição do evento, os participantes foram recebidos pela ministra Cármen Lúcia, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nenhum influencer recebe cachê pela participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas.

“Estreitar o diálogo entre as instituições e a sociedade fortalece a democracia. Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais. A segunda edição deste evento certamente levará lições de nossa Constituição para as redes sociais”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, instituição que organiza o evento, reunir criadores de conteúdo com ministros do STF é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário, o que leva ao fortalecimento da democracia.