Por: Thamiris de Azevedo

Aeroporto de Brasília entre os melhores do mundo

Pontualidade de pousos e decolagens garantiu a posição do Aeroporto JK | Foto: Bento Viana/Aeroporto de Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o quarto melhor do mundo no ranking 2025 da AirHelp, sendo o único brasileiro entre os dez primeiros colocados. À frente de Brasília, aparecem os aeroportos de Cidade do Cabo (África do Sul), Doha (Catar) e Riad (Arábia Saudita), que ocupam, respectivamente, as três primeiras posições. A classificação avaliou 250 aeroportos em 68 países, com base em dados de voos realizados entre junho de 2024 e maio de 2025.

Em nota, a AirHelp explica que leva em conta a pontuação de cada categoria na elaboração do ranking, priorizando o desempenho em pontualidade, por considerá-lo mais relevante do que os critérios de qualidade de serviço, alimentação e compras. Segundo a empresa, a pontualidade representa 60% da nota final, enquanto os demais fatores contribuem com 20% cada.

O Aeroporto JK se destacou pela pontualidade, alcançando nota 8,6 entre os usuários. Também obteve avaliações elevadas na qualidade dos serviços, com nota 8,3 na satisfação geral dos clientes e 8,2 na oferta de alimentação e lojas.

“Nossa base de dados conta com mais de 4 mil aeroportos, dos quais selecionamos 250 com base nos mais movimentados segundo o tráfego aéreo e na popularidade entre os passageiros”, afirma a empresa.

Alta temporada

Para o mês de julho, considerado alta temporada devido às férias escolares e ao inverno, o Aeroporto de Brasília intensificou sua preparação para receber um aumento significativo no fluxo de passageiros. A Inframérica, concessionária que administra o terminal, reforçou equipes, ampliou a oferta de voos, e implementou protocolos de segurança para garantir a fluidez e o conforto durante esse período de maior movimentação.

Os voos nacionais mais procurados em julho são para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Já os voos para o exterior direto de Brasília são para Lisboa, Panamá, Buenos Aires, Lima, Santiago, Miami, Orlando, Cancún e Bogotá.

Segundo a empresa, para o mês de julho, o Aeroporto de Brasília espera receber cerca 1,4 milhão de passageiros ao longo do mês, com aproximadamente 9,7 mil pousos e decolagens. Estão previstos 309 voos extras durante o mês, sendo 239 são voos domésticos e 70 internacionais.

Em nota, Rogério Coimbra, diretor Comercial e de Assuntos Corporativos da concessionária, ressaltou que julho é um dos períodos mais movimentados do ano e afirmou que o Aeroporto de Brasília está preparado para oferecer uma experiência segura e eficiente a todos que passam pelo terminal, seja para embarque, desembarque ou conexão.