O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito como novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
A legenda realizou, no domingo (6), o Processo de Eleições Diretas (PED), para a escolha dos novos dirigentes nas esferas nacional, estadual e municipal.
O resultado foi anunciado apesar da indefinição sobre a eleição no diretório de Minas Gerais, que havia sido judicializada. A segunda instância do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) derrubou uma liminar nesta segunda-feira e permitiu que a eleição no estado fosse realizada hoje.
O ex-prefeito, que era o candidato da preferência do presidente Lula (PT), pertence à CNB (Construindo Um Novo Brasil), corrente majoritária do PT.
Edinho vai substituir o senador Humberto Costa (PE), que estava como presidente interino do PT desde que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) deixou o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo.
Durante a realização do PED, Edinho venceu o deputado federal Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT.
Perfil
Com a vitória, Edinho comandará o PT pela segunda vez, após ter ocupado essa função entre 2009 e 2013.
Edinho também foi deputado estadual por São Paulo de 2011 a 2015.
Em 2022, coordenou a campanha vitoriosa de Lula à Presidência da República.
O petista também foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos, entre 2001 e 2008 e de 2017 a 2024.
Além disso, foi secretário de Comunicação Social (Secom) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
O novo presidente do PT é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).