Por Ana Paula Caneda e Leandra Lima
Uma forte chuva atingiu Petrópolis no final da tarde deste sábado (3) e causou alagamentos em Nogueira. Imagens que circularam pelas redes sociais mostram a Rua Promenade, nas proximidades do Sesc de Nogueira, tomada pela água, com grande quantidade de lixo boiando.
De acordo com a Defesa Civil, às 19h09 foram registradas duas ocorrências, nenhuma considerada grave, em decorrência da chuva. Em relação ao alagamento em Nogueira, equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) foram acionadas.
A Comdep informou que a coleta de lixo na região de Nogueira, assim como em Corrêas, foi realizada na noite de sexta-feira (02) e na manhã deste sábado (03), conforme o cronograma regular.
Chuvas de domingo
No domingo (4), as fortes chuvas voltaram a atingir a cidade. A Defesa Civil do município emitiu um alerta às 13h18 para o risco de inundação da Rua Coronel Veiga. Logo após as 13h40, a operação dos ônibus que circulam pela localidade foi interrompida. O Setraspetro informou que os impactos afetaram as linhas que cobrem as localidades do Quitandinha, Thouzet, Siméria e São Sebastião.
Além disso, também foi emitido um alerta extremo para risco geológico nas regiões do Independência e São Sebastião. A Defesa Civil abriu os pontos de apoio em ambas as comunidades, sendo as Escolas Municipais Alto Independência e Papa João Paulo, e acionou as sirenes para a mobilização da população.
Às 14h20 houve outro alerta indicando que a Rua Coronel Veiga estava liberada ao trânsito de veículos. O Setranpetro também informou, às 14h45, que as frotas voltaram a circular normalmente após a liberação da via.
Quase uma hora depois, às 15h35, a Defesa Civil voltou a emitir um alerta para a Coronel Veiga. As sirenes foram acionadas e a via interditada. O órgão segue em monitoramento e orienta que moradores acionem o 199 em caso de emergência.
Estado de alerta
Devido as condições meteorológicas, a Defesa Civil alterou, às 15h53, o estágio operacional do município para "Alerta".
A previsão era de pancadas de chuva moderada a forte por conta da passagem de uma frente fria e estabelecimento de um canal de umidade.
Recomendação
A entidade recomendou que a população permaneça atenta às próximas atualizações, pois a chuva continua na segunda.
Para receber os alertas, o cidadão deve cadastrar o CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199. Outra forma de acompanhar é acessar o portal da Prefeitura.
Até o fechamento desta edição, não foram registradas ocorrências graves.