Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Defesa Civil registra 24 ocorrências

Bataillard interditado, pouco antes da quadra | Foto: Reprodução

Por Gabriel Rattes

A Defesa Civil de Petrópolis registrou 24 ocorrências entre a noite de terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira (10) em razão dos ventos fortes que atingiram o município. As principais situações envolvem quedas de árvores, destelhamentos e danos em telhados em diversos bairros. Apesar da quantidade de chamados, não houve registro de ocorrências graves.

De acordo com o órgão, as equipes da Defesa Civil e da Comdep trabalham desde a noite de terça-feira para atender as demandas e liberar vias obstruídas. Os ventos chegaram a 52,56 km/h, com rajadas de 105,12 km/h, e o estágio operacional permanece em observação. Para esta quinta-feira (11), a previsão indica céu nublado, chuva fraca a moderada e ventos moderados a fortes.

As empresas de transporte urbano informaram alterações temporárias em várias linhas por causa de quedas de árvores, interdições e riscos de deslizamento. Até ás 16h, foram ao todo 17 linhas afetadas.

A Enel Rio informou que os ventos e descargas atmosféricas afetaram o fornecimento de energia em municípios da Região Serrana, além de Magé e Niterói. Segundo a concessionária, equipes estão mobilizadas para restabelecer o serviço.

A Prefeitura de Petrópolis comunicou ainda que a UBS Vicenzo Rivetti precisou ser fechada temporariamente após ter parte do telhado danificada. A unidade ficará sem atendimento até segunda-feira (15), e pacientes podem buscar as unidades do Carangola, Vale do Carangola ou Retiro.

Natal Imperial

Por causa dos danos na estrutura do palco e em equipamentos de som, os shows do Natal Imperial no Palácio de Cristal também foram cancelados nesta quarta (10) e quinta (11). As demais atrações continuam abertas ao público, incluindo as decorações, a Casinha do Papai Noel e as barracas de alimentação.

A Águas do Imperador informou que o abastecimento de água esteve prejudicado nos bairros Quitandinha, Valparaíso, Pedras Brancas e Vale dos Esquilos. Segundo a concessionária, a interrupção ocorreu devido à falta de energia provocada pela chuva e pelos ventos fortes que atingiram a cidade e que o fornecimento de água retornará de forma gradativa. A empresa orienta os moradores a fazer uso consciente da água.