Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Prefeitura continua com um dos melhores índices de transparência

Com o resultado, o município ocupa o 11º lugar na categoria ouro | Foto: Arquivo CM

Por Leandra Lima

A Prefeitura de Petrópolis teve uma queda de 1% no que tange a transparência ligada às informações sobre obras municipais na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública. Apesar da queda, o Executivo continua com um dos melhores índices do Estado do Rio de Janeiro, ocupando o 11º lugar na categoria ouro. Nesse sentido também caiu, pois em 2024 era o quinto no ranking, após subir 37,39%, mudando de intermediário para ouro.

O município durante o ano de 2025, apresenta um índice de transparência no Executivo de cerca de 87,88%, já no Legislativo, o percentual é de 81,69%, o que possibilitou a mudança de nível de intermediário para 'prata', registrando uma crescente de 32,51%, comparado a 2024.

Queda

Conforme apresenta os dados, a queda de posição está entrelaçada à transparência relacionada às obras, apresentando apenas 26,67% na dimensão total, não atendendo os critérios de avaliação. O portal aponta que tanto a Prefeitura e Câmara pecam na divulgação das intervenções, pois não disponibilizam informações contendo o objeto, a situação atual, as datas de início e conclusão de obra, empresa contratada e o percentual concluído.

Pontos fortes

Dos 19 pontos analisados, os mais fortes identificados, pela disponibilidade de dados, foram sete que atenderam 100% dos critérios. Sendo eles: acessibilidade; despesas; educação; emendas parlamentares; informações institucionais; informações prioritárias e ouvidoria.

Municípios vizinhos

Na Região Serrana apenas três municípios incluindo Petrópolis fazem parte da categoria ouro neste ano, sendo eles Nova Friburgo, oitavo no ranking e Cordeiro, no nono. Ambos subiram de intermediário para ouro, crescendo 38,20 % e 33,50% respectivamente. Friburgo tem um nível de 91 % e Cordeiro 85,64%.

Programa

O Programa Nacional de Transparência Pública foi criado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que faz a avaliação junto com tribunais de contas de todo país. O objetivo é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência.

A Controladora-Geral do município, Juliana Salvini, destacou que o objetivo da gestão é continuar implementando novas metodologias e sistemas que simplifiquem o acesso para que Petrópolis chegue ao nível "diamante", o que possibilita um destaque maior no quesito transparência.

Justificativa

O Executivo não respondeu os questionamentos em relação às informações públicas referentes às obras, até o final desta edição.