Por Gabriel Rattes
Atletas petropolitanos estão movimentando a cidade com um evento que une esporte e solidariedade. Gabriel Pec, atacante do Los Angeles Galaxy e ex-Vasco, e Leozinho, atleta do Athletico Paranaense, retornam à Serra neste fim de semana para comandar os jogos beneficentes "Craques Contra a Fome", que acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. O objetivo é arrecadar uma tonelada de alimentos — o equivalente a cerca de 300 cestas básicas — e garantir R$ 5 mil em presentes de Natal para crianças em situação de vulnerabilidade.
Além das partidas, o evento terá uma programação diversificada, com futebol, futsal, apresentações musicais, tarde de autógrafos, interação com o público e um leilão solidário com itens autografados. A expectativa é receber cerca de mil pessoas ao longo dos dois dias.
As doações poderão ser feitas por ingresso solidário, PIX do Bem ou lances no leilão. Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com.br.
Para garantir a segurança e a transparência, toda a estrutura será profissional: segurança credenciada, equipe médica com ambulância, seguro para participantes e público, uniformes oficiais, sonorização completa, press kit e cobertura audiovisual. Após o encerramento, será divulgado um relatório oficial de prestação de contas, reunindo números, recibos e registros da entrega das doações.
Programação
No sábado, dia 06 de dezembro, o público acompanha uma preliminar de futsal com clubes da cidade e o primeiro jogo beneficente, além de premiações, entrega de troféus e medalhas. Os portões do Sport Club Magnólia abrem às 14h30, para receber os jogos preliminares com escolinha de futsal do município. Em seguida, Gabriel Pec e Leozinho entram em campo com o melhor do futsal.
No domingo, 07 de dezembro, é a vez do Serrano Football Club, ser palco do futebol de campo, com participação de equipes petropolitanas e o grande jogo "Craques Contra Fome", reunindo atletas convidados e nomes de destaque do esporte no cenário nacional.
Atletas confirmados
Durante a semana alguns atletas já foram confirmados para o evento, entre eles: Rafael da Silva (ex-Botafogo e Manchester United), que também é petropolitano; Leandro Castán (ex zagueiro do Vasco); e Pula Moscow (atleta profissional de futsal, participou de duas Copas do Mundo pela Rússia). Todos eles para compor o time do Gabriel Pec.
Gabriel Pec
Gabriel Fortes Chaves, tem 24 anos e iniciou sua carreira em clubes locais de Petrópolis. Conhecido como Gabriel Pec, jogou no Clube de Regatas Vasco da Gama e hoje é atacante do LA Galaxy, nos Estados Unidos da América (EUA).
"Voltar para Petrópolis e usar o futebol para fazer diferença na vida de outras pessoas é especial demais. A gente sabe da força que o esporte tem. Cada pessoa que participa, doa e apoia está ajudando a transformar um Natal que poderia ser difícil em um momento de esperança", diz Pec.
Leozinho
Leonardo Caetano Silva, mais conhecido como Leozinho, têm 26 anos. Após atuar em clubes na cidade natal, se profissionalizou no futsal, pela equipe do Magnus/Sorocaba. Na modalidade: foi duas vezes campeão do Mundial de Clube, eleito o melhor jogador jovem da categoria e chegou a vestir a camisa da seleção brasileira.
Em 2022, surpreendeu ao migrar do futsal para o futebol de campo. Passou pelo Hercílio Luz-SC, depois atuou no Ituano-SP, e hoje integra o elenco do Athletico Paranaense.