Por Mariana Braga*
Pedestres que passam pela Rua Paulo Barbosa, no Centro de Petrópolis, voltaram a reclamar de um vazamento de esgoto que se espalha no meio fio, próximo à calçada. O problema acontece na altura do número 253 e causa mau cheiro constante, afetando também os comerciantes da região.
O esgoto escorre pela calçada e forma uma poça bem ao lado de um dos pontos de ônibus da localidade. Passageiros relatam que o cheiro forte é frequente. Claudete Wendling é dona de casa e conta que prefere se afastar do local para esperar o coletivo. "Às vezes eu nem fico aqui, eu saio de perto. Se o ônibus demorar muito tempo eu não fico aqui não, horrível", afirmou ela.
Impacto no comércio
Além dos passageiros, os comerciantes afirmam que o mau cheiro afasta clientes e atrapalha as vendas. Alguns contam que já procuraram a Prefeitura e a concessionária responsável pelo saneamento, mas ainda não houve solução.
Caso repetido
Esse vazamento não é novidade para quem trabalha ou passa pelo local. Em outubro do ano passado, a mesma rua registrou um problema parecido. Na época, a água de esgoto se espalhava pela calçada, causando transtornos aos pedestres e comerciantes e preocupação com riscos à saúde. Agora, cerca de um ano depois, o problema voltou a aparecer no mesmo ponto da rua.
O Correio Petropolitano questionou a concessionária Águas do Imperador para saber o motivo da recorrência do vazamento, que em nota informou "A Águas do Imperador informa que, assim que foi comunicada sobre o possível vazamento, enviou uma equipe técnica ao local. Após a vistoria, foi constatado que se trata de um problema interno do prédio citado, não havendo relação com a rede operada pela concessionária".
*Estagiária sob supervisão