Por: Barros Miranda*

As efemérides de 2026

Mais um ano começa e os aniversários dos fatos históricos são lembrados. Há muitos, mais aqui vão os mais destacados.

Obviamente que começaremos pelo Brasil, com os 495 do início da colonização portuguesa nas terras tupiniquins, com as capitanias hereditárias, em 1531. Ainda no Brasil Colônia, os 255 anos da Era do Marquês de Pombal, marcado por grandes reformas por aqui. Seguindo mais adiante na linha do tempo, os 195 anos da abdicação de Dom Pedro I do trono, para voltar a Europa e assumir a coroa portuguesa.

Falando em Europa, não se deve negar o início da Era Napoleônica, há exatos 225, que mudou completamente a estrutura do continente e fez o Brasil dar o primeiro passo para ficar independente. Ainda no continente europeu o início e o fim do ludismo, entre 1811 e 1816, no qual trabalhadores quebraram as máquinas de tear, num protesto por melhores condições laborais.

Voltando para a América, os 250 anos da independência dos Estados Unidos perante à Inglaterra. E os 135 da segunda constituição brasileira, sendo a primeira da era republicana, feita pelos militares em 1891.

Para encerrar, os 80 anos da primeira redemocratização do Brasil, depois do fim da ditatura de Vargas (1930-1945), com a eleição e posse de Dutra como presidente do Brasil. E os dez anos do impeachment de Dilma Rousseff.

*Historiador e Jornalista