Por: Pedro Sobreiro

CCXP25 reflete a visão do mercado mundial

CCXP25 reuniu 284 mil pessoas em sete palcos simultâneos ao longo de cinco dias | Foto: Divulgação/ Diego Padilha

Chegou ao fim no último domingo a edição 2025 da CCXP, a maior feira geek do mundo. Realizada em São Paulo, a convenção é um grande reflexo do atual mercado de entretenimento mundial. O que nasceu como uma feira de Cultura Pop acabou se popularizando no Brasil justamente pelas atrações relacionadas ao mundo do cinema.

Com a ascensão dos filmes de super-heróis, por exemplo, estúdios cinematográficos como Disney, 20th Century Fox, Sony e Warner Bros. marcaram presença desde a primeira edição do evento, sempre roubando a cena com estandes muito elaborados e atividades marcantes.

Da primeira edição para cá, muita água rolou. A Disney, inclusive, comprou a Fox nesse intervalo de tempo.


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Estande de "IT: Bem-Vindos a Derry!" foi o mais cobiçado pelos fãs | Foto: Pedro Sobreiro

Na edição 2025, porém, apenas a Warner e a Sony marcaram presença como estúdios de cinema, sendo que apenas a Warner montou um estande - espetacular, diga-se de passagem, dando foco especial para a ativação de "IT: Bem-Vindos a Derry!", série de terror que está conquistando os fãs de Stephen King no HBO Max. Isso é um reflexo do atual momento dos estúdios no mercado. A própria Warner, por exemplo, está no centro da principal polêmica do momento: uma possível venda para o colosso do streaming, a Netflix. Neste exato momento, os acionistas estão com duas propostas de venda em mãos: uma da Netflix e outra da Paramount.

Falando na tradicionalíssima Paramount, a empresa também marcou presença na CCXP25, mas com um estande voltado exclusivamente para sua plataforma de streaming, o Paramount . Com ativações relacionadas aos conteúdos do catálogo, como as séries "Tulsa King", "Yellowstone" e a transmissão do UFC, a marca trouxe ativações para aproximar os fãs.

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Ativação da Paramount foi totalmente voltada para o Paramount+, que trouxe até UFC para a CCXP25 | Foto: Pedro Sobreiro

Da mesma forma, o Amazon Prime Video aproveitou a ausência da Netflix - que não participa mais da feira para realizar o Tudum, seu evento próprio também em São Paulo - para roubar as atenções para si. E conseguiu.

O estande da Amazon foi um espetáculo. Ele trouxe ativações relacionadas aos principais produtos do streaming, como um parque de diversões de "The Boys", com direito ao Capitão Pátria dentro do estande, um cassino atômico da segunda temporada de "Fallout" e a vila noir de "Homem-Aranha Noir", nova série em parceria com a Sony que será focada em uma versão alternativa do herói, que será vivida por Nicolas Cage. As filas para essas ativações deram volta nos quatro dias de evento.

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Cassino de "Fallout" deu brindes e atraiu fãs de todas as idades para uma ativação diferente | Foto: Pedro Sobreiro

Da mesma forma, as marcas vieram em peso para essa edição. Empresas como Red Bull, Mentos, Fanta e muitas outras marcaram presença no evento. Mas quem chamou atenção mesmo foi a Roku. Fabricante de TV's e plataforma de entretenimento digital, a empresa montou um estande gigantesco com atrações que brincavam com suas propriedades de streaming. Então, houve brincadeiras sobre basquete, basebol e um quiz sobre Cultura Pop que atraiu a atenção de milhares de pessoas na feira.

Com o carro de "Fórmula 1: O Filme" exposto na vitrine, conseguido em parceria com o Apple TV+, o Mercado Livre trouxe um estande voltado para as vendas. Com produtos populares e outros inéditos no Brasil, o ML montou uma ativação que permitia que os assinantes do Meli+ Mega, que reúne em uma só assinatura streamings como Netflix, HBO Max, Disney+ e Apple TV+, participassem de uma brincadeira de pegar prêmios em uma máquina de garra.

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Estande da Roku apostou em seus ativos da TV para entreter com esporte e distribuir brindes | Foto: Divulgação

No fim, a CCXP25 é apenas uma amostra de como o mercado internacional está enxergando o futuro do entretenimento. Por mais que o cinema não vá acabar, o streaming não vai parar de crescer e buscará dominância. Seja pela perspectiva dos grandes estúdios ou pelas fabricantes de TV, esse mundo virtual personalizado está na linha de prioridade e trará muitas novidades nos próximos anos.