Por:

Festas populares no Museu do Pontal

Quem visita o Museu do Pontal, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, se depara, no foyer, com um painel multicolorido de 15 metros quadros, abrindo a exposição Festas, sambas e outros Carnavais. A obra, feita com fitas coloridas adesivas e intitulada Jurandir, é do artista plástico Rona e foi criada especialmente para a coletiva. Nascido e criado na Boca do Mato, comunidade na Serra do Pretos Forros, no bairro Lins de Vasconcelos, Rona é um multiartista, autodidata, e vem se destacando no cenário da arte brasileira.

Neste sábado (29), às 16h, ele vai desvendar um pouco de seu processo criativo na oficina corpoFOLIA. Cada participante vai desenvolver uma máscara, a partir de tecidos e objetos carregados de memória afetiva. A ideia é fazer com que cada um "vista" suas memórias a partir da arte que desenvolveu.

No domingo (30), às 16h, vai ser a vez de soltar o corpo na oficina Aprendendo a embalar - Introdução à lambada. O arte-educador Genilson Leite da Silva ensinará os passos, além de falar sobre esta manifestação cultural. Toda a programação do Museu é gratuita!

Festas, Sambas e Outros Carnavais é a maior exposição já realizada na nova sede da instituição, ocupando cerca de 70% do espaço expositivo. A coletiva celebra a riqueza e diversidade das manifestações populares brasileiras, reunindo maracatus, folias, reisados, jongos, bois-bumbá, carimbós, sambas e carnavais em um grande panorama das festas que marcam o país.

Com curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, diretores do Museu do Pontal, a exposição foi exibida anteriormente em São Paulo (Sesc Casa Verde, 2023) e em Belém (Centro Cultural Bienal das Amazônias, 2024).