Por: José Aparecido Miguel (*)

Mulher do interior paulista entra no top 10 da ciência mundial

1-GASTANDO COM EX-PRIMEIRA DAMA PERUANA. Governo Lula gastou R$ 345 mil para buscar ex-primeira-dama do Peru em avião da FAB - Força Aérea Brasileira. Estadão Conteúdo - Nadine Heredia é mulher do ex-presidente do Peru Olanto Humala, também condenado a 15 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Diferentemente da esposa, Humala foi preso após comparecer a uma audiência. Quer ler mais? Clique no LINK: https://noticias.uol.com.br (...) (UOL)

2-O ROMANCE DA SANDRÃO COM SUZANE. Sandra Regina Ruiz Gomes, mais conhecida como Sandrão, voltou a ser assunto após conceder uma entrevista ao programa "Domingo Espetacular", da Record, no último domingo (16). Segundo ela, o encantamento pela aparência de Suzane foi o primeiro gatilho da aproximação. Apesar da intensidade do relacionamento, Sandrão afirmou que Suzane preferia manter a discrição e só aceitou tornar público o que sentiam em 2014, ainda dentro do presídio. Questionada sobre os sentimentos, Sandra não hesitou: "Sim [me apaixonei]. E acredito que ela também, uma máscara não dura 24h por dia, então acredito que sim. Foi intenso", declarou. A fala foi uma resposta direta às especulações sobre a autenticidade da relação entre as duas. Entretanto, ao contrário do que é retratado na série "Tremembé", Sandrão negou que tenha havido manipulação por parte de Suzane durante o tempo em que estiveram juntas. (...) (CORREIO BRAZILIENSE)

3-MULHER PAULISTA NO TOP 10 DA CIÊNCIA MUNDIAL. Ecóloga apareceu pela quinta vez no ranking internacional. Por Monise Souza. A ecóloga Giselda Durigan, nascida em Maracaí, no interior de São Paulo, acaba de ser reconhecida como uma das cientistas mais influentes do mundo. Quer ler mais? Clique no LINK: https://www.gazetasp.com.br (...) (GAZETA DE S. PAULO)

4-ENGENHEIRO BRASILEITO INVENTOU O IDENTIFICADOR DE CHAMADAS EM 1977. O MUNDO INTEIRO USO. ELE MORREU POBRE E SEM RECONHECIMENTO. Trotes telefônicos eram um problema gigante. Nélio José Nicolai, eletrotécnico da Telebrasília, teve uma ideia. "E se a gente mostrasse quem está ligando?" Percebeu algo brilhante: a central já sabia o número de origem. Bastava "pescar" essa informação e mostrar no visor. Criou o primeiro protótipo. Adaptou uma calculadora ao telefone. Batizou de "Bina" — B identifica número de A. Levou para a Telebrasília. "Isso é invasão de privacidade." Os números? 258 milhões de celulares só no Brasil. Identificador custa R$ 10 por mês por aparelho. Se royalties fossem pagos, seria bilionário. Nunca viu um centavo. (@update.diário) Mais: https://portaldeprefeitura.com.br (...) PORTAL DE PREFEITURA

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]