1-DEBATE SOBRE SEGURANÇA FREIA ALTA DE LULA; 50% desaprovam o governo e 47% aprovam, aponta Quaest. É a maior oscilação negativa nas avaliações do governo desde maio; 67% dos brasileiros aprovam a ação policial mais letal da história do Rio. (...) Maioria quer penas mais rígidas; 73% defendem tratar facções como terroristas. Rodolfo Landim, engenheiro da área de petróleo, empresário e dirigente esportivo brasileiro: 'Decisão de Moraes sobre local da prisão de Bolsonaro terá consequências políticas' (Wikipédia.) Vice-governadora do DF (Brasília), Celina Leão, diz que Papuda não tem como receber Bolsonaro: 'Precisa de dieta especial'. Carlos Pereira: 'O bolsonarismo tornou-se um fardo e direita busca alforria'. Quer ler mais? Clique no LINK: https://www.estadao.com.br (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
2-BOLSONARO, UM FARDO DA DIREITA. Raquel Landim: "Bolsonaro na Papuda seria 'tiro no pé' para Alexandre de Moraes? "Ministro do STF - Supremo Tribunal Federal - vai conceder uma prisão que será vista por parte da sociedade como 'privilegiada' ou mandará o ex-presidente para a Papuda?". (...) Vice-governadora do Distrito Federal (Brasília) , Celina Leão (Progressistas), diz que Papuda não tem como receber Bolsonaro: 'Precisa de dieta especial'. Carlos Pereira: 'O bolsonarismo tornou-se um fardo e direita busca alforria'. (...) (O ESTADO DE S. PAULO) Raquel Landim - Jornalista, participou da equipe fundadora do Valor Econômico e de cobertrura de negócios em O Estado de S. Paulo. (...) Carlos Pereira - Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. É Professor Titular FGV EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, no Rio de Janeiro. (...) (https://cebri.org/br
3-BOLSONARO ESTÁ ABATIDO. Jair Bolsonaro chega a 100 dias preso em casa sob enfraquecimento político e temor de do presídio da Papuda. Família relata apreensão com possibilidade de regime fechado em Brasília. (...) (FOLHA DE S. PAULO) Cem dias de Bolsonaro em prisão domiciliar tem vizinhos tensos, direita em crise e queixa de aliados. Peregrinação de aliados ao condomínio Solar de Brasília, onde mora o ex-presidente, tem tempo para acabar; o STF rejeitou os recursos da defesa, e a ida para a penitenciária se aproxima. (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
4- GOVERNO MUDA REGRAS DO VALE-REFEIÇÃO: comida vai ficar mais barata? Decreto vai alterar as regras do vale-alimentação e vale-refeição. Por Carolina Nogueira e Wanderley Preite Sobrinho. O presidente Lula (PT) assinou um decreto que limita a taxa cobrada por empresas de vale-refeição e vale-alimentação e reduz o prazo para que essas operadoras repassem o que é devido a restaurantes, bares e supermercados. Com a mudança, o governo e o setor de restaurantes apostam em queda no preço da alimentação, enquanto a associação que reúne as maiores empresa de tíquetes diz diz que a promessa é uma "falácia". O decreto presidencial estabelece em 3,6% a taxa máxima cobrada pelas operadoras de tíquetes para refeição e alimentação. As operadoras afirmam que a taxa média gira entre 3,4% e 4,5% para manutenção, administração e uso desses cartões. Bares, restaurantes e supermercados também receberão mais rápido. (...) (UOL)
5- ENERGIA ELÉTRICA E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. 60% da energia elétrica do mundo vem de combustíveis fósseis. 143 países têm mais da metade da produção elétrica originada em fontes não renováveis, caso da Índia, onde 74% da energia vem do carvão. Fonte que mais cresceu para a produção de eletricidade foi a solar, saindo de 1% para 6,9% em uma década. (...) (FOLHA DE S. PAULO)
6-MERCADO - 1. Alimentação - Trump diz que vai reduzir tarifas sobre café. 2. Concurso público. CNU - Concurso Nacional Unificado - divulga nota de provas e faz convocação para segunda fase. 2. Mercado imobiliário - Caixa faz leilão de 580 imóveis com descontos de até 65%. 3. Nubank demite dois funcionários por justa causa por suspeitar de plano para atacar sistema interno. (...) (FOLHA DE S. PAULO)
7-TERCEIRA VERSÃO - COMBATE AO NARACOTRÁFICO: Terceira versão do texto de Derrite cria tipos de crime e barra auxílio a dependentes de presos. Terceira versão do texto de Derrite cria tipos de crime e barra auxílio a dependentes de presos. Batizado de Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil, PL Antifacção pode ser votado na Câmara quarta-feira (12). Governo Lula vê tiro no pé da direita em ofensiva à PF na proposta e celebra recuo do relator. Batizado de Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil, texto pode ser votado na Câmara quarta (12). Proposta institui o banco nacional de organizações criminosas nacional e estadual. (...) (FOLHA DE S. PAULO)
8-'O PERIGO DO JORNALISMO MILITANTE' - Editorial: 'Caso da BBC - estação britânica foi alvo de polémica por ter atribuído a Trump declarações truncadas que remontam à invasão do Capitólio, o que culminou sábado na demissão do diretor-geral da BBC, Tim Davie, e da presidente executiva da BBC News, Deborah Turness. Caso expôs um vício sistêmico: os jornalistas que se creem iluminados já não informam, pregam'. (...) (O ESTADO DE S. PAULO-AGÊNCIA LUSA)
9-PRESSA QUE MAIS ATRASA. Debate sobre a segurança, a pressa mais atrasa que adianta. Por Josias de Souza. É criminoso o ritmo de toque de caixa adotado pela Câmara na tramitação da proposta sobre o hipotético aperfeiçoamento do combate ao crime organizado. Escolhido como relator do projeto antifacção do governo Lula, o deputado Guilherme Derrite, aliado de Tarcísio de Freitas, introduziu alterações no texto original mais ou menos como quem joga barro na parede. Se colar, colou. Não colou. (...) (UOL)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]