1-DATAS COMEMORATIVAS do dia 12 de novembro: Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira (Brasil): Instituído pela Lei nº 14.605/2023, visa conscientizar a sociedade sobre a condição de deficiência única. Dia Mundial da Pneumonia: Para conscientizar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença. Dia do Diretor Escolar: Uma data para reconhecer seu trabalho. Dia Mundial do Hip-Hop: Celebra a cultura e a arte do hip-hop, como uma forma de expressão e alternativa à violência. (...) (GOOGLE)
2-LULA X FAFÁ DE BELÉM. Por Nara Boechat. Após manifestar seu descontentamento por ter ficado fora da programação oficial da COP30 (Conferência do Clima), Fafá de Belém participou da abertura do evento, segunda-feira, 10, a convite do presidente Lula. (...) (VEJA)
3-A CRÍTICA DO DIRETOR DA PF SOBRE PROJETO ANTIFACÇÃO. Andrei critica mudanças em PL - Projeto de Lei - Antifacção: "Fere princípios constitucionais". Em entrevista à CNN Brasil, diretor-geral da PF - Polícia Federal - se manifestou contra "limitações" ao trabalho da corporação e que a versão apresentada pelo relator traz "malefícios" para enfrentar o crime organizado. Por Leticia Martins e Elijonas Maia. O chefe da PF também exemplificou que se a lei estivesse em vigor, a PF não poderia trabalhar, por exemplo, no caso Marielle, da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em 2018. A PF assumiu o caso em 2023 e resolveu o crime, que também vitimou o motorista da então vereadora. Entenda - Desde que foi definido relator do PL (projeto de lei) Antifacção, na semana passada, o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), secretário licenciado da Segurança Pública de São Paulo, já apresentou dois pareceres para a proposta do Executivo. Derrite manteve pontos do texto enviado pelo governo ao Congresso Nacional, mas também fez mudanças estruturais no texto. O projeto original do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado do governo — novo nome que tem como base o PL Antifacção - modifica a Lei das Organizações Criminosas, elevando as penas de 3 a 8 anos para 5 a 10 anos. A proposta também criou a figura de "organização criminosa qualificada", com pena máxima de 15 anos no caso se domínio territorial baseado em violência, coação ou ameaça. Por outro lado, em seu parecer, Derrite incluiu na Lei Antiterrorismo 11 condutas atribuídas a organizações criminosas, milícias e grupos paramilitares. À CNN Brasil, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, avaliou o parecer de Derrite como "inaceitável" e disse ser "inconcebível" que se cogite restringir de alguma forma o papel da PF no combate ao crime organizado no país. (...) (CNN BRASIL)
4-FACÇÕES, SANÇÃO E ABALO ECONÔMICO NO BRASIL. Governo prevê sanção e abalo econômico ao declarar facções como terroristas. Por Jamil Chade. A transformação de grupos criminosos e do narcotráfico em "entidades terroristas" minaria a classificação de risco de investimentos do Brasil, afastaria o capital estrangeiro e poderia gerar uma proliferação de sanções comerciais e financeiras contra o país. O cenário foi desenhado pelo governo brasileiro, numa análise do impacto que poderia ter a implementação das propostas do bolsonarismo para que o PCC - Primeiro Comando da Capital - e o CV - Comando Vermelho -, facções criminosas, sejam tratados como grupos terroristas. Quer ler mais? Clique no LINK: https://noticias.uol.com.br
5-MILITARES GOLPISTAS. A HORA DA VERDADE no STF - Supremo Tribunal Federal - para os militares que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes. De Robson Bonin. Responsável por uma das partes mais surpreendentes do plano de golpe de Estado organizado por Jair Bolsonaro, ministros do governo e militares de alta patente, o chamado "Núcleo 3" da denúncia da PGR - Procuradoria Geral da República - será julgado a partir de terça-feira, 11, no STF - Supremo Tribunal Federal. Os ministros da Primeira Turma vão analisar a acusação da Procuradoria contra dez réus que, segundo o procurador-geral Paulo Gonet, tramaram assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A lista de réus: Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do Exército). Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (general da reserva). Fabrício Moreira de Bastos (coronel do Exército). Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel do Exército). Márcio Nunes de Resende Jr. (coronel do Exército). Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel do Exército). Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel do Exército). Ronald Ferreira de Araújo Jr. (tenente-coronel do Exército). Quer ler mais? Clique no LINK: https://veja.abril.com.br
6-VEREADOR MORTO NA BAHIA. Investigado por ameaça e preso por receptação. O vereador de Santo Amaro Gleiber Júnior (Avante), e seu assessor, Diego Castro Reis, de 23 anos, foram assassinados a tiros na manhã de domingo (9), em um sítio pertencente à família do parlamentar, no município do Recôncavo Baiano. Ainda não há informações sobre autoria ou motivação, e o caso é investigado pela Polícia Civil. Gleiber Júnior tinha 37 anos, era empresário e presidia o Avante em Santo Amaro. Ele foi eleito vereador em 2024, com 956 votos. O parlamentar acumulava passagens e registros policiais. Conforme processos no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gleiber já havia sido investigado por ameaça, invasão de propriedade privada e receptação, crime pelo qual chegou a ser preso. Em um dos casos, ele foi denunciado por perseguir e ameaçar um homem e, segundo o relato da vítima, também duas mulheres. Em 2019, o vereador foi preso em flagrante em Feira de Santana por receptação, sendo liberado após pagar fiança de R$ 7 mil. (...) (BNEWS)
7-MORRE VENCEDORA DO GLOBO DE OURO. Morre Sally Kirkland, atriz vencedora do Globo de Ouro, aos 84 anos, em Palm Springs, na Califórnia. Atriz de 'Anna' foi diagnosticada com demência no ano passado. (...) (REVISTA QUEM)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]