A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) celebra com orgulho os 216 anos da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), entidade funda mental para que o empreendedorismo siga forte e pujante. Os empresários e empreendedores cariocas e fluminenses entenderam que a força do setor vem por meio do associativismo e fazem dele o principal modelo de crescimento. Com origem no latim associare, associar remete à união, junção... termos que, em síntese, se traduzem naquela máxima tão conhecida de que "a união faz a força". Em um ambiente econômico de instabilidade, poucos incentivos governamentais e necessidade de aceleração do ambiente de negócios, é papel dos empreendedores se manterem unidos, juntos, associados, em busca de soluções conjuntas pelo desenvolvimento e pelo progresso.
No Rio de Janeiro, é por meio da ACRJ que o estado se mantém fértil e com reputação de muita credibilidade no cenário nacional. Ao celebrarmos essa relevância, é importante lembrar que isso é fruto de um passado também muito forte, que manteve as tradições e os processos, os acordos e a presença junto ao setor público. Nesses 216 anos, os avanços sempre foram conquistados pelos representantes que tiveram como guia o pensamento de que quem agrega, une; quem soma, constrói; e quem amplia, constrói pontes. Impossível não citar os ensinamentos e a forte presença, ainda nos dias de hoje, do tão celebrado Barão de Mauá, empresário que lá atrás já tinha visão de vanguarda e iniciou todo esse trabalho.
Para o futuro, vemos um caminho cada vez conectado. Sabemos que cariocas e fluminenses não têm fronteiras. Com ousadia e a genuína criatividade, estão diante de possibilidades de crescer, expandir, exportar e ultrapassar os limites do estado, trazendo ainda mais desenvolvimento e possibilidades para os que aqui vivem. Certamente, seria esse o pensamento do Barão de Mauá! Reverenciando a memória dele, registramos os nossos parabéns a todos os que fizeram da ACRJ a entidade respeitada e fundamental que é hoje, e parceira importante do nosso grupo G50 , da CACB.
*Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)