A gastronomia tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo mundial, deixando de ser apenas uma experiência complementar para se tornar o principal motivo de muitas viagens. Não à toa, testemunhamos como o Peru se tornou reconhecido mundialmente por sua culinária.
No Brasil, pesquisa da Booking.com indica que 69% dos viajantes consideram a culinária local um fator importante na hora de escolher o destino de uma viagem. No estado do Rio de Janeiro, esse fenômeno não poderia ser diferente. Eventos como Rio Gastronomia, Degusta Buzios, Petrópolis Gourmet, Sabores do Vale do Café e Festival Gastronômico de Paraty, dentre muitos outros, celebram a produção local, atraem visitantes de diversas partes do país e do mundo, movimentam a economia e incentivam a ocupação o ano todo.
Com base nesse movimento crescente, o Rio de Janeiro tem buscado organizar a oferta gastronômica em rotas. Entre elas, destaca-se a rota gastronômica do Vale do Café, que surge como um dos mais promissores roteiros do estado. Entre cafés, cachaças e queijos, o turista tem a oportunidade de visitar fazendas históricas e vivenciar uma experiência única que une o requinte ao rural. São destinos que encontraram na gastronomia uma identidade única para se destacar.
O enoturismo é outro segmento que ganha força no estado. A mais nova rota enoturística, que passa por 6 municípios, dentre eles Areal, Teresópolis e Petrópolis, oferece diversas experiências que transportam o turista a um universo de novos sabores. Como um modesto apreciador de vinhos, posso afirmar com orgulho que o enoturismo fluminense é um produto com grande potencial para ser referência na área.
Para colocar o turismo gastronômico fluminense no radar dos grandes apreciadores de uma boa gastronomia, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura têm trabalhado na atração e no apoio a grandes eventos, como o Veja Rio Comer & Beber, o Latin America's 50 Best Restaurants e a premiação do Guia Michelin. Ademais, têm participado de eventos de referência e prestígio internacional, como o Chefs Week e Essência do Vinho, realizados em Portugal, e a San Sebastián Gastronómika, realizada na Espanha.
Como resultado da promoção do destino nos mais variados segmentos e mercados, em 2025, o Rio de Janeiro já ultrapassou as projeções ao receber mais de 1,6 milhão de turistas internacionais, um crescimento de 51,7% em relação ao ano anterior. A expectativa é alcançar o recorde histórico de 2,2 milhões de visitantes até dezembro, consolidando o estado como protagonista do cenário turístico.
E não há forma melhor de comemorar esses números do que saboreando um bom vinho na região serrana ou brindando em um tradicional boteco carioca. Seja na serra ou no mar, o Rio de Janeiro sempre será o lugar ideal para celebrar a vida e o sucesso.
Vem pro Rio!
*Presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - TurisRio