1-CONDENAÇÃO AO 'NÚCLEO DE DESSINFORMAÇÃO'. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou terça-feira, 21, para condenar integrantes do "núcleo quatro" da trama golpista, acusado de ser responsável pela tática de desinformação da organização que tentou um golpe de Estado. Moraes afirmou que está comprovada a autoria de seis dos sete réus pelos crimes atribuídos a eles pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os réus desse núcleo são o ex-major do Exército Ailton Barros; o major da reserva Angelo Denicoli; o engenheiro Carlos Rocha, do Instituto Voto Legal (IVL); o subtenente Giancarlo Rodrigues; o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida; o policial federal Marcelo Bormevet; e o coronel Reginaldo Vieira de Abreu. Para o relator, não é possível classificar os ataques à Justiça Eleitoral como parte da liberdade expressão: "É uma falácia, é uma mentira, absurda, criminosa e antidemocrática, dizer que essa utilização de ataque à Justiça Eleitoral, de ataque ao Poder Judiciário, de ataque à democracia, de discurso de ódio, que isso é liberdade de expressão. Isso é crime tipificado no Código Penal." Também há uma denúncia contra o blogueiro Paulo Figueiredo Filho, que ainda não foi analisada. Quer saber mais? Clique no LINK: https://oglobo.globo.com
2-EDUARDO BOLSONARO PROCURA A POLÍCIA NOS EUA. Eduardo Bolsonaro procura a polícia após se sentir ameaçado nos EUA. O deputado Eduardo Bolsonaro acionou a polícia nos Estados Unidos da América, EUA, sexta-feira (17/10), após perceber homens em frente à sua casa. Por Paulo Cappelli, Google News - Metrópoless. O parlamentar relatou ter visto dois homens com óculos escuros em um carro preto, com vidro com insulfilm, estacionado em frente à sua casa, no Texas. Eduardo Bolsonaro afirmou que o motorista e o passageiro observavam a residência e mexiam no celular de forma "estranha". O deputado usou o celular para fazer uma foto do veículo. O registro com a placa foi publicado em uma rede social, juntamente com o relato do ocorrido. Horas após a publicação do post, já na madrugada deste sábado [pelo horário de Brasília], Eduardo Bolsonaro apagou a postagem. (...) (METRÓPOLES)
3-INSTITUTO DE ANDRÉ MENDONÇA do STF-Supremo Tribunal Federal, fatura R$ 4,8 milhões em contratos públicos em pouco mais de um ano. O ministro é o rosto do instituto, presente nas principais peças publicitárias, e também sua principal atração. Com pouco mais de um ano de atividade, o Instituto Iter, fundado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, arrecadou pelo menos R$ 4,8 milhões. A maior parte dessas receitas é proveniente de contratos assinados com instituições públicas entre maio de 2024 e outubro deste ano. É do prestígio de seu nome que derivam boa parte dos contratos. O próprio Mendonça declara que o Iter, além de cursos, se oferece para sediar conversas com autoridades, como um lugar neutro, longe das "influências" em Brasília. O Iter foi criado como uma empresa de sociedade limitada (Ltda.) em novembro de 2023, quando o Mendonça já integrava o STF. As atividades só começaram no início de 2024. No mesmo ano, o Iter virou uma S.A. (sociedade anônima de capital fechado). (...) (JORNAL DE BRASÍLIA)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]