1-EX-PILOTO É PRESO. Ex-piloto de Fórmula 1, Tarso Marques, 49 anos, foi preso em flagrante suspeito de receptação e adulteração de placa de veículo automotor. 'Carro tava sem placa', disse ex-piloto de Fórmula 1 preso por receptação de carro de luxo. Tarso foi flagrado com o Lamborghini na Ponte Cidade Jardim, na Zona Oeste. Alegou que estava utilizando o carro de um cliente. "Parece que o veículo tinha algumas pendências de IPVA do proprietário, não sei, e foi autuado", afirmou. Quando os policiais perguntaram por que o carro não tinha placa, Tarso disse que se tratava de um veículo de exposição. Ao consultar os sistemas da PM, os policiais descobriram que o veículo estava envolvido em um boletim de ocorrência de apropriação indébita de 2023 e ainda apresentava bloqueios administrativos e criminais, indicando que não podia circular legalmente. Tarso foi levado para 14º DP. O carro foi apreendido. (...) (G1)
2-TOLERÂNCIA ZERO. Exército ordena "tolerância zero" com aglomerações perto de quartéis. Força monitora atos por julgamento de Bolsonaro e 7 de setembro. Por Jussara Soares. Ponto de atenção são as manifestações convocadas para o 7 de setembro, que ocorrerá em meio à análise do caso na Primeira Turma da Corte. (...) (CNN BRASIL)
3-TRAMA GOLPISTA: JAIR BOLSONARO RESPONDE POR CINCO CRIMES; penas somadas podem chegar a 43 anos. Número corresponde à soma das penas máxima dos cinco crimes pelos quais Bolsonaro e outros sete réus foram acusados pela PGR. Por Fernanda Vivas, TV Globo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus podem ter punição de até 43 anos de prisão caso sejam condenados com pena máxima pelos crimes que são acusados e as penas sejam somadas. O grupo responde por cinco crimes. Os oito réus do chamado "Núcleo crucial" serão julgados na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pela participação na tentativa de golpe de Estado. O tempo máximo de prisão no país não pode ultrapassar 40 anos. (...) (G1)
4-MORAES, O PODEROSO. Em 4 atos, como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso. O hoje poderoso — e controverso — Alexandre de Moraes se tornou ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de forma inesperada. Ele entrou na Corte em 2017, com a abertura de uma vaga quando o ministro Teori Zavascki morreu tragicamente em um acidente aéreo em Paraty (RJ). Com isso, o então presidente Michel Temer (MDB), que não teria nenhuma indicação ao Supremo em seu breve mandato após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), pôde indicar seu então ministro da Justiça ao Tribunal, um nome da centro-direita de São Paulo, assim como ele. Em apenas oito anos, ele se tornou protagonista da vida política e jurídica brasileira, passando de odiado a venerado em parte da esquerda. Seu perfil duro no Direito Penal ganhou protagonismo no STF quando ele passou a relatar uma séria de investigações, e depois processos, contra suspeitos de atentar contra a democracia, principalmente bolsonaristas — casos que se desdobraram em seu gabinete a partir do polêmico inquérito das Fake News (Not[icias Falsas), criado em 2019. O réu mais famoso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), começa a ser julgado terça-feira (2/9) na Primeira Turma do STF, ao lado de mais sete ex-integrantes de seu governo. Link: - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpdjg1vdy10o - (...) (BBC NEWS BRASIL)
5-LOBISTA E DECISÕES DE MINISTROS. Lobista do STJ tinha novas minutas de decisões de mais quatro ministros, diz Polícia Federal. PF já encontrou arquivos que citam oito magistrados da Corte, mas relatório aponta que não há indícios de envolvimento; ministros negaram ter dado decisões favorecendo os interesses do lobista. (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
6-GRAVIDEZ INFANTIL: a violência invisibilizada no interior do Brasil. Por Schirlei Alves e Deyse Cruz-Noronha (De AzMina). Quando chegamos à casa de Silene*, uma menina que engravidou aos 13 anos após ter sido vítima de estupro, o bebê havia nascido há uma semana. A avó, dona Ana*, tentava convencê-la a amamentar o recém-nascido, seguindo a orientação médica. Porém, Silene apresentava algum tipo de deficiência, cujo diagnóstico não é conhecido pela família. Além disso, era tão criança quanto o bebê que acabara de chegar. Seu olhar, seu físico e seu comportamento deixavam isso evidente. (...) (Universa-UOL) (Link: - https://projetocolabora.com.br/ods3/maes-meninas-gravidez-infantil-a-violencia-invisibilizada-no-interior-do-brasil/ -)
7-ATAQUE HACKER E DESVIO SUPERIOR A R$ 600 MILHÕES. Ataque hacker a empresa que conecta bancos ao Pix desviou mais de R$ 600 milhões. Foi o segundo episódio em dois meses contra o meio de pagamento do Banco Central. PF investiga o caso. Para analistas, é preciso reforçar supervisão. Por Thaís Barcellos e Cássia Almeida. (...) (O GLOBO) Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro. (...) (WIKIPÉDIA)
8-'AS CONSEQUÊNCIAS DE JUROS TÃO ALTOS vão aparecer em 2 ou 3 anos', diz Rubens Menin. Dono da MRV, do banco Inter e da CNN Brasil propõe um entendimento da sociedade para fazer as taxas baixarem; ele também defende que o Brasil precisa sentar à mesa com os EUA para discutir as tarifas. (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
9-ECONOMIA PERDE FÔLEGO. Projeções para o PIB - Produto Interno Bruto - do segundo trimestre indicam que economia perde fôlego. Agro e indústria desaceleram com o aperto das condições de crédito, mas setor de serviços deve impedir a queda do indicador, sustentado por um mercado de trabalho ainda aquecido. Por Mayra Castro. (...) (O GLOBO)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]