Por:

Zico, o craque da inclusão esportiva

Se dentro de campo Zico, o eterno camisa 10 da Gávea, dispensa apresentações, fora dele, o Galinho de Quintino vem se mostrando ainda maior. Neste sábado (23), ele promoverá a 3ª edição do Futebol Inclusivo no Centro de Futebol Zico, que fica no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com entrada gratuita, o evento começará às 8h e promete ser uma verdadeira aula de inclusão. Em parceria com a clínica da Dra. Vívian Rodrigues, que criou o projeto, o 'Futebol Inclusivo' é uma forma de aproximar crianças autistas do ambiente esportivo, promovendo autoestima, socialização e alegria.

Por conta disso, as crianças com autismo viverão uma manhã recheada de atividades de recreação, aprendizado e convivência ao lado dos alunos da escola de futebol do Galinho. O Zico ainda não tem presença confirmada, mas o Camisa 10 costuma marcar presença para conferir de pertinho os eventos em seu Centro de Futebol.

É uma oportunidade para os menores terem contato com o grande ídolo do Flamengo e entenderem que o futebol não começou nos últimos anos.

Além de ser um momento de diversão, o evento reforça uma mensagem de relevância social: a de que inclusão não deve ser exceção, mas parte da rotina. A iniciativa inspira não apenas o universo esportivo, mas também escolas, famílias e a sociedade como um todo a enxergarem o valor da diversidade. Diante do grande número de casos de discriminação registrados diariamente contra crianças autistas, utilizar o esporte como ferramenta para fazer a molecada se sentir incluída e respeitada é mais um golaço do Galinho.