Seja "amassando o pãozinho" no seu colo, miando desesperadamente por mais comida no pote (sendo que há comida no pote, mas a ração está nas laterais e ele se recusa a comer desse jeito), ou fissurados com um pontinho de luz vermelha, gatos são adoráveis, na mesma proporção em que travessos, e únicos de seu jeito. Dia 8 de agosto é o Dia Internacional do Gato, data de conscientização para os cuidados dos animais e prevenção de maus tratos. Especialmente a superstição tão maldosa e antiquada de que gatos pretos dão azar - superstição da era medieval que associava gatos a bruxas, que nada mais eram que mulheres que não seguiam os padrões comportamentais de sua época.
Apesar de todo animal de estimação ensinar preciosas lições a seus donos, os gatos ensinam a seus tutores algo mais enfático que cachorros: consentimento. Quando se tem um gato, não se pode invadir o espaço dele, não se pode forçar carinhos ou toques não solicitados (a não ser que se queira levar uma arranhada ou dificultar terrivelmente uma possível conexão e boa relação com o bichinho).
Alguns podem interpretar como um comportamento individualista ou até mesmo egoísta, mas aí que entra o ensinamento. Consentimento e confiança não é algo se surge do nada, é uma relação construída. E a construção dessa relação de confiança é um processo lindo e enriquecedor. Os donos de gato aprendem que não se pode invadir o espaço do outro. Por mais que queira, precisa ter paciência e esperar o animal ter a proatividade de mostrar confiar em você o suficiente para se aproximar e aceitar ser cuidado.
Fora que como a lua, gatos também têm fases. Em alguns momentos estão mais sociáveis com seus donos e outros gatos, em outros, gritam para quem chegar perto. Como pessoas, é preciso respeitar o espaço do gato - e isso traz grandes aprendizados. É claro que tem momentos que eles podem dar trabalho e destruir móveis, derrubar potes e copos de vidro, arranhar os lençóis e fazer todo o tipo de bagunça na casa. Mas é a sina de quem tem qualquer animal de estimação, o gato não precisa levar todo o crédito negativo do fato.
Por:
Amor de quatro patas: entre ronronados e 'pães amassados'