1-O PERIGO QUE RONDA AS MESAS DE BARES E RESTAURANTES: número de baleados nesses locais dobrou em um ano. Maioria dos casos é de execução e muitos dos atingidos são inocentes. Por Geraldo Ribeiro. É o caso de Gizelle Lucena Tavares, de 31 anos, que estava no Boteco do Búfalo, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um homem armado invadiu o estabelecimento, anunciou assalto e foi até um cliente que estava na mesa ao lado de Gizelle. Segundo relatos, ele o agrediu com uma coronhada, a vítima reagiu, e foram feitos disparos. Um deles atingiu Gizelle na cabeça, que permanecia internada em estado grave no Hospital Sangado Filho, no Méier, até a noite de domingo (27). No fim de semana anterior, dois homens morreram e outros dois ficaram feridos num ataque em bar na Vila Rosário, em Duque de Caxias. No domingo (20), um policial militar do 16º BPM (Olaria) foi executado a tiros num bar em Maricá. (...) (EXTRA)
2-PARAÍSOS DOMINADOS: como facções transformaram destinos turísticos do Nordeste em um grande negócio. Porto de Galinhas, Jericoacoara e Pipa têm presença de facções que controlam a rotina, cometem crimes cruéis, monitoram policiais e faturam alto vendendo drogas a turistas. Por Vitor Tavares. "Os empreendimentos tanto em Suape quanto na própria praia de Porto trouxe um ganho financeiro, mas um prejuízo social muito grande. Por incrível que pareça, esse aumento de renda não se reverteu em benefício à população", diz Fernanda, que atua em projetos em Porto de Galinhas. (BBC NEWS BRASIL)
3-MISSIONÁRIOS ALCANÇAM POVOS ISOLADOS NA AMAZÔNIA. Um computador, um rádio, um drone e uma espingarda: como missionários estão alcançando os povos isolados na Amazônia. Apesar das leis que protegem comunidades não contatadas, missões cristãs evangélicas empregam muitos métodos para espalhar sua mensagem, incluindo em dispositivos de áudio secretos deixados na floresta. Por Daniel Biasetto e John Reid. (...) (O GLOBO)
4-TORCIDAS. FLAMENGO AUMENTA LIDERANÇA. Pesquisa O GLOBO/ Ipsos-Ipec: Corinthians e São Paulo caem, e Flamengo aumenta liderança como maior torcida do país. Por Thales Machado. O jogo começa com a pergunta mais simples e popular do futebol: "Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?". Essa foi a primeira questão feita pelo Ipsos-Ipec a 2.000 brasileiros com mais de 16 anos, entrevistados presencialmente entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios de todas as regiões do país. A metodologia desta pergunta foi a mesma adotada em parceria com O Globo na pesquisa de 2022. Contabilizados os números, é possível afirmar: o Flamengo não apenas manteve sua posição, como consolidou sua liderança. Embora tenha oscilado levemente para baixo — de 21,8% para 21,2%, variação dentro da margem de erro de 1,8% —, a estabilidade rubro-negra contrasta com a queda significativa dos adversários diretos. A queda mais acentuada foi a do Corinthians, que despencou de 15,5% para 11,9% — recuo de 3,6 pontos, mais que o dobro da margem de erro do clube. (O GLOBO)
5-BRASIL SEGUE NO ESCURO DIANTE DO TARIFAÇO DE TRUMP. Enquanto países alcançam acordos com Trump, Brasil segue no escuro. Governo chega à reta final do prazo de negociação com poucos avanços nos contatos com a Casa Branca; comitiva de senadores terá primeira agenda nos EUA terça-feira, 29. Por Marcela Mattos e Bruno Caniato. Governo diz querer discutir comércio, mas que 'soberania é inegociável'. Por Fabíola Perez e Mariana Sanches. "A soberania do Brasil e o Estado democrático de direito são inegociáveis. No entanto, o governo brasileiro continua e seguirá aberto ao debate das questões comerciais", afirmou em nota o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ministério ressaltou ainda que o governo brasileiro busca negociação. (...) (VEJA)
6-O EXEMPLO BRASILEIRO QUE INCOMODA TRUMP. Resposta do Brasil ao 8/1 - em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu e depredou as sedes dos três Poderes, em Brasília - é exemplo democrático que incomoda Trump, diz antropóloga Isabela Kalil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). (...) (UOL)
7-INELEGIBILIDADE DE BOLSONARO E PODER DE DONALD TRUMP. Genial/Quaest: 59% dos eleitores acreditam que Trump, presidente dos Estados Unidos da América, EUA, não tem poder para reverter inegibilidade de Bolsonaro. Descrença também é alta entre eleitores bolsonaristas. Por Rafaela Gama. (...) (O GLOBO) Eduardo Bolsonaro critica Ratinho Jr. por fala sobre tarifaço. Deputado federal pelo PL, o filho de Jair Messias Bolsonario disse que o problema é Bolsonaro e seus apoiadores (Donald Trump os defende); governador do Paraná, Ratinho Jr., afirmou que o ex-presidente não é mais importante que a relação entre o Brasil e os EUA-Estados Unidos da América.
8-QUE NÃO SE REPITA. Livro rememora eventos do governo Bolsonaro, recuperando a dimensão do ataque à civilidade que aqueles anos representaram. Por Hélio Schwartsman. "Que Não se Repita", do meu amigo Eugênio Bucci, é um livro que dá o que pensar. Ou melhor, que dá o que rememorar. Ninguém minimamente informado esqueceu a tentativa de golpe, pela qual o capitão reformado Jair Bolsonaro está sendo julgado, nem os 700 mil mortos que sua gestão delinquente da pandemia ajudou a produzir — crime que as instituições preferiram "deixar passar". (...) (Folha de S. Paulo)
9-FIM DE ISENÇÃO NA VENEZUELA. Entidade de Roraima aciona embaixada após empresários relatarem fim de isenção para produtos brasileiros na Venezuela. Ofício da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima foi enviado para a Embaixada do Brasil na Venezuela, cita que o governo venezuelano passou a cobrar o imposto ad valorem (conforme o valor) sobre produtos brasileiros, o que elevou os custos para os importadores no país vizinho. (...) (G1)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]