Neste fim de semana (19 e 20), o Ballet Manguinhos — ONG reconhecida internacionalmente por seu compromisso social por meio da dança e da cultura — se transforma em palco de uma das mais animadas celebrações juninas do Rio de Janeiro. O arraiá "A Roça é Nossa", realizado em parceria com os quadrilheiros do tradicional grupo de mesmo nome, começa às 16h e promete encher a quadra de Manguinhos com música, dança, bandeirinhas e o melhor da cultura popular brasileira.
Com entrada gratuita, a festa é uma celebração à cultura nordestina, com destaque para a competição de quadrilhas juninas, aberta a grupos de todo o estado do Rio de Janeiro. Os quatro primeiros colocados (1º, 2º, 3º e 4º lugares) receberão prêmios em dinheiro, em uma oportunidade para os grupos mostrarem sua criatividade, coreografia e carisma diante de um público. A banca avaliadora será composta por sete jurados e, além das notas gerais, serão entregues troféus especiais para os destaques em cena: sinhazinha, noiva, noivo, marcador e destaque individual. A apuração acontecerá ao vivo no dia 22 de julho, às 19h, pelo Instagram oficial do evento (@arraiarocanossa) e também será aberta ao público, na Quadra de Manguinhos.
Além da competição, o arraiá oferece um leque de atrações para toda a família. A programação inclui apresentação especial da Cia Jovem Ballet Manguinhos, que leva ao palco a força da dança como expressão coletiva, além de barraquinhas com comidas típicas, como milho verde, canjica e muito mais. Para completar, o público poderá se divertir com brincadeiras clássicas, como pescaria e correio do amor.