1-FEDERAÇÃO ISRAELITA CRITICA LULA por fala sobre Israel no Brics. Federação Israelita do Estado de São Paulo diz que presidente do Brasil ignora ações do Hamas e adota "retórica ideológica" ao falar em genocídio em Gaza. (...) (Poder360) O Hamas é uma organização política e militar palestina de orientação sunita islâmica, que governa a Faixa de Gaza. (...) Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo. (...) (Wikipédia)
2-"MAIOR QUE O MEDO É A FÉ". Ana Hickmann sobre câncer de Edu Guedes: "Maior do que o medo, são a fé e a certeza na cura". Por Aline Gouveia. Edu Guedes foi internado com um quadro de infecção ocasionada por um cálculo renal e, em exames complementares, foi descoberto um tumor no pâncreas. (...) (Correio Braziliense)
3-CRISTINA MORTAGUA TEM SURTO PSICÓTICO. Modelo nos anos 1990, Cristina Mortágua é internada em clínica psiquiátrica após surto psicótico. Um comunicado sobre o estado de saúde mental de Cristina foi publicado por sua família no perfil oficial da ex-Fazenda no Instagram domingo (6). "Nos últimos dias, Cristina passou por um episódio grave de surto psicótico, durante o qual acabou agindo de maneira descontrolada, ferindo emocional e fisicamente pessoas próximas, incluindo familiares, vizinhos e amigos. Infelizmente, também houve uso indevido de medicamentos, o que agravou seu estado de consciência e comportamento", diz a nota. O comunicado ainda reforça que as atitudes relatadas "não refletem quem essa pessoa realmente é, mas sim os efeitos de uma condição de saúde mental que exige atenção, cuidado e tratamento". Cristina, em 1996, chamou atenção ao entrar na Justiça solicitando que o jogador Edmundo, então no Corinthians, realizasse um exame de DNA para comprovar a paternidade de seu filho. O teste deu positivo, e o atleta reconheceu Alexandre como filho. (...) (Wikipédia)
4-MORTO POR ENGANO PELA POLÍCIA MILITAR. Um policial militar de 35 anos (identificado como Fábio Anderson Pereira de Almeida) foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (4) após matar um homem de 26 anos na estrada ecoturística de Parelheiros, em São Paulo. O policial teria confundido Guilherme Dias Santos Ferreira, 26, com um assaltante. A vítima havia acabado de sair do trabalho, estava a caminho de um ponto de ônibus e carregava carteira, celular, um livro e uma marmita. Ele foi baleado sete minutos depois de sair do trabalho. (...) (Folha de S. Paulo) Uma mulher de 26 anos que passava pelo local também foi atingida por um disparo e socorrida. (...) (g1) Desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) transformou a PM do estado numa das mais violentas e sanguinárias do país. (...) (Revista Fórum) Negros são quatro vezes mais alvos da polícia do que brancos, segundo o noticiário da Rede Globo. (...)
5-CEGUEIRA PARA A CIÊNCIA NO BRASIL. Política brasileira não enxerga ciência como solução, diz pesquisadora. Presidente da ABC - Academia Brasileira de Ciências -, Helena Nader, teme que país fique para trás dos outros Brics, especialmente os asiáticos. Por Tâmara Freire. Agência Brasil: A senhora disse que é preciso agir. Como fazer isso? Helena Nader: O problema é que a maioria dos países dos Brics, tirando a China e a Índia, que têm um investimento pesado na área de ciência, ainda não acordaram pra essa realidade. A gente já mudou muito, já melhorou muito a condição de vida no Brasil. E isso foi pela ciência, muita ciência... Mas a sociedade ainda não percebeu isso. E o governo também não percebeu isso. (...) A ciência brasileira é muito boa, mas a produção está caindo. E isso não só por falta de investimento, mas por falta de respeito. A carreira não é estimulante. Quem é o estudante que vai querer se tornar pesquisador, com dedicação exclusiva, pra ganhar uma bolsa de R$2,1 mil reais? (...) (Agência Brasil)
6-DE JOELHOS NA BRASA E MORTO POR UM CELULAR. Adolescente foi obrigado a ajoelhar na brasa e teve mãos amarradas com arame farpado antes de ser morto por causa de celular. Agressões e torturas contra Alex Gabriel dos Santos constam na denúncia enviada pelo Ministério Público à Justiça. Por Flávia Santucci. Antes de morrer e ter o corpo jogado em um rio na região de Ribeirão Preto (SP), o adolescente Alex Gabriel dos Santos, de 16 anos, foi agredido de maneira violenta e torturado de forma cruel. Para o Ministério Público, Uanderson dos Santos Dias, de 19 anos, João Guilherme Moreira, de 27, Alex Sander Benedito Ferreira, de 23, e Jean Carlos Nadoly, de 28, cometeram o crime por motivo torpe, meio cruel (asfixia e tortura) e recurso de dificultou a defesa da vítima. Os quatro, em prisão preventiva, foram denunciados à Justiça e devem responder por homicídio triplamente qualificado. Alex foi morto após ter pegado um celular em um depósito de bebidas em Pontal (SP). Logo após Alex chegar em casa, João Guilherme, dono do celular, voltou ao depósito procurando pelo aparelho e foi informado por uma funcionária de que Alex tinha levado. (...) (g1)
7-NA MIRA DOS CHINESES. Mercado de eletroeletrônicos do Brasil entra na mira dos chineses, depois do tarifaço de Trump. Até maio, importações de lava-louças e aspiradores de pó vindos da China cresceram 27%; em secadores de cabelo e micro-ondas, alta foi de 52% e 40%, respectivamente; padrão é considerado anormal. Por Márcia De Chiara. (...) (O Estado de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]