1-NORDESTE. DECEPÇÃO COM LULA 3 ameaça hegemonia petista no Nordeste: 'Tinha certeza que minha vida ia melhorar, mas não aconteceu'. Preços dos alimentos, "taxa das blusinhas", a crise do INSS, inexistência de uma nova ação social do peso do Bolsa Família e percepção de mais impostos geram as insatisfações. Por Eduardo Graça. Garçom de um restaurante tradicional do bairro Dois de Julho, na região central de Salvador, Cleber Silva, de 44 anos, votou há três anos, e pela terceira vez, em Luiz Inácio Lula da Silva para presidente. Apostou, conta, que sua vida iria melhorar após a dureza da pandemia. Dois anos e meio depois da posse do petista, porém, a expectativa não foi correspondida. Cleber se arrependeu e agora diz que votará na direita em 2026. A decepção do garçom e da maior parte dos entrevistados é sintetizada pela sensação de que a distância de suas casas para o Palácio do Planalto é hoje muito maior do que era entre 2003 e 2010, quando o mesmo político comandava o país. "Tinha a crença de que minha vida iria melhorar, como aconteceu nos outros mandatos dele. Mas, nestes dois anos e meio, foi o contrário, meu dinheiro não dá para nada, passo dias à base de remédio para dormir, por conta do tiroteio constante na favela, e só assim consigo trabalhar. E a gente nem o vê, né? Cadê o Lula? Ele sumiu", disse Cleber.(...) (O Globo)
2-HERDEIROS DE NEYMAR. Nasceu na madrugada de sábado a segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi. A influenciadora deu à luz em São Paulo, horas após o primeiro aniversário de Helena, filha do jogador com a modelo Amanda Kimberlly. Neymar e Bruna foram à festa de Helena, em Jundiaí, no interior do estado. Mel nasceu de madrugada, no São Luiz Star, no Itaim Bibi. Bruna teve rompimento da bolsa e precisou passar por uma cesárea. A influenciadora já havia dado à luz na maternidade de luxo à primeira filha com o jogador, Mavie, nascida em 6 de outubro de 2023. Em um ano e 9 meses, o primogênito do atacante do Santos, Davi Lucca, ganhou três irmãs. O rapaz de 13 anos é fruto de uma relação de Neymar com a amiga de longa data Carol Dantas. (...) (O Globo)
3-DEMISSÕES NO XBOX supostamente motivadas pela iniciativa de US$ 80 bilhões da Microsoft em IA - Inteligência Artificial. Por Jorge Henrique, Xbox Notícias, e Satya Nadella, CEO - Diretor Executivo - da Microsoft. A questão não é oficial, mas é noticiada por diversas fontes, incluindo o Seattle Times, que teria coletado alguns depoimentos internos para confirmar a questão: segundo o que foi apurado, as cerca de 9.000 demissões realizadas pela Microsoft nas últimas horas, algumas delas na divisão de videogames, seriam motivadas por uma mudança de recursos ainda em direção à inteligência artificial. Fonte - Tags IA (Inteligência Artificial) Satya Nadella. (...) (Windows Club)
4-"XERIFE MORAL DAS MONTANHAS". Oscar Filho detona filho de Malu Mader: "Xerife moral das montanhas". O humorista Oscar Filho ironizou e criticou João Mader Bellotto, filho da atriz e do músico Tony Bellotto, após falas sobre Juliana Marins. Por Fábia Oliveira. Depois que João Mader Bellotto, filho da atriz Malu Mader e do músico Tony Bellotto, se posicionou sobre a morte da brasileira Juliana Marins, que caiu durante uma trilha em um vulcão na Indonésia, o humorista Oscar Filho rebateu. Em um vídeo nas redes sociais, o ex-CQC (Custe o Que Custar) ironizou e chamou o jovem de "filósofo de Instagram" e de "xerife moral das montanhas". O que João disse? Na noite de quarta-feira (2/7), ao falar sobre a trilha do vulcão de onde Juliana Marins caiu, João afirmou que quem vai ao local "busca a morte". "É tipo querer internar quem dá opinião merda na internet (…) Mas na hora de aguentar as consequências, desativou os comentários no Instagram."(...)(Metrópoles)
5-ATAQUE HACKER. Igreja Bola de Neve e Carrefour foram atingidos por ataque hacker. Bola de Neve e Carrefour são clientes da C&M, empresa de tecnologia que conecta alvo do maior ataque cibernético da história. (Hackers são pessoas com um conhecimento profundo de computação e informática, que trabalham desenvolvendo e modificando softwares e hardwares de computadores, não necessariamente para cometer algum crime.) Por Gabriella Furquim. A igreja Bola de Neve e o Carrefour estão na lista de instituições atingidas pelo ataque hacker que pode ter roubado R$ 1 bilhão do sistema financeiro na madrugada da última segunda-feira (30/6). (...) (Metrópoles)
6-PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO É REDUZIDA. Santander reduz projeção de inflação em 2025 e 2026 e prevê corte da Selic (taxa básica de juros da economia) em janeiro. Para 2026, a expectativa é de que o IPCA atinja uma alta de 4,5% ao fim do ano, exatamente o teto da meta de inflação perseguida pelo BC - Banco Central. Reuters - O Santander projeta que a taxa de juros Selic, agora em 15% ao ano, será mantida no patamar atual até o fim do ano, com um corte de juros já em janeiro de 2026 e um afrouxamento até o nível de 13% ao fim do próximo ano. No relatório de maio, o banco havia apenas sinalizado que via espaço para um corte da taxa básica de juros no primeiro trimestre do próximo ano. "Após elevar a Selic para 15%, o Copom sinalizou o encerramento do ciclo e reforçou a estratégia de juros elevados por período prolongado. A comunicação tem enfatizado os efeitos defasados do ciclo e a necessidade de cautela daqui para frente", afirmaram os analistas. Sobre o crescimento da economia brasileira, o banco manteve as projeções de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,0% para 2025 e em 1,5% para 2026. (...) (InfoMoney)
7-EXALTAÇÃO AO SUS. Por Madson Gama. Um jornalista americano do The Washington Post exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS) após se acidentar no Rio, receber todos os atendimentos necessários e não precisar desembolsar nenhum valor pelos serviços, algo que seria impensável nos Estados Unidos, comparou. Terrence McCoy precisou ser socorrido depois de a porta traseira do seu carro se desprender e cair com todo o peso sobre ele, que ficou tonto e desmaiou, já com o corpo todo ensanguentado. Ele foi atendido no Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty. (...) (Extra)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]